Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3142
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de marketing
metadata.dc.creator: NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Alberto Souza do
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Vanilda Goldinho Corrêa da
Issue Date: 30-Apr-2016
Citation: NASCIMENTO JÚNIOR, Carlos Alberto Souza do. Sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pará: plano de Marketing. Orientadora: Valnilda Goldinho Corrêa da Silva. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em MBA em Marketing) – Universidade da Amazônia, Belém, 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3142. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O marketing tem se mostrado uma importante ferramenta para que as bibliotecas universitárias atinjam seus objetivos institucionais e sociais. Este plano de marketing objetiva propor o reposicionamento do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pela Biblioteca Central, o qual se constitui na maior rede de bibliotecas da Amazônia brasileira. Como objetivos específicos, busca analisar o ambiente de marketing, assim como definir objetivos e metas de marketing e definir estratégias de posicionamento por meio do composto de marketing do SIBI/UFPA. Como metodologia, aplica entrevista com grupo focal, brainstorm e filtragem informacional sistematizado Por meio da análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, assim como da segmentação dos mercados atendidos pelo SIBI, propõe ações estratégicas, de marketing institucional, de endomarketing e de promoção, a fim de se consolidar na mente de seus usuários finais, de seu público técnico e dos colaboradores da instituição como um ambiente de trabalho estimulante e propício ao desenvolvimento pessoal e e profissional; como referência técnica e tecnológica e ponte entre as grandes instituições nacionais e internacionais e as unidades de informação locais; e como uma rede de serviços de informação para toda a comunidade acadêmica, cuja atuação tenha como base a praticidade, rapidez e relevância da informação.
Abstract: Marketing has been applied as an important tool for academic libraries to reach their institutional and social goals. This marketing plan aims to propose the repositioning of the Libraries System (Sistema de Bibliotecas – SIBI) of the Federal University of Para (Universidade Federal do Pará – UFPA), coordinated by the Central Library (Biblioteca Central), which is presented as the biggest library networking system in Brazilian Amazon. As specific objectives, it seeks to analyse the marketing environment, to determine institutional objectives and goals and to define repositioning strategies through SIBI/UFPA’s marketing mix. It is developed using as its methodology focal group interview, brainstorms and systemized informational filtering. Through the analysis of the SIBI’s strengths, weaknesses, opportunities and threats, and so of its targeting, it proposes strategic actions of institutional marketing, endormarketing and promotional marketing, in order to consolidate, in its final, technical and internal public’s mind, as a stimulating working environment, as a technical and technological reference and a bridge between national and international institutions and the local information unities; and as a information networking system available to the whole academic community, acting based on convenience, speed and relevance.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Keywords: Marketing
Bibliotecas Universitárias
Reposicionamento
Sistema de Bibliotecas da UFPA
Universidade Federal do Pará
Academic libraries
Repositioning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na Internet via correio eletrônico: bdm@ufpa.br
Appears in Collections:Especialização em MBA em Marketing - UNAMA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_SistemaBibliotecaUniversidade.pdf1,67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons