Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3130
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A contextualização no ensino: o uso da mandioca para a produção de farinha, goma e tucupi em relação aos processos de separação de misturas, um estudo de caso em Nova Timboteua – PA
metadata.dc.creator: LEAL, Witalo Rafael dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
Issue Date: 17-Feb-2020
Citation: LEAL, Witalo Rafael dos Reis. A contextualização no ensino: o uso da mandioca para a produção de farinha, goma e tucupi em relação aos processos de separação de misturas, um estudo de caso em Nova Timboteua – PA. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3130. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista que no município de Nova Timboteua – Pará a agricultura familiar é muito expressiva e os processos de fabricação de farinha, goma e tucupi são bastante explorados. Por conta disso, práticas de ensino desenvolvidas através dos conhecimentos da comunidade em que as escolas estão inseridas são importantes para a valorização da cultura nos processos educativos, promovendo a socialização dos diferentes saberes e incentivando o reconhecimento da identidade cultural e respeito às raízes regionais. Nesta direção, a presente pesquisa aborda a contextualização no ensino. Isto posto, utilizou-se da produção de farinha, goma e tucupi, produtos e derivados da mandioca, para abordar os processos de separação de misturas na componente curricular Química. O contexto de aplicação deste estudo de caso foi o município de Nova Timboteua – PA., a pretensão foi fim de analisar uma proposta didática sobre os processos de separação de misturas, elaborada para alunos do ensino médio, produzida de acordo com o contexto cultural paraense. Para tanto, aplicou-se questionários para analisar a eficácia da proposta didática considerando as aprendizagens manifestadas pelos estudantes. Diante disso, verificou-se que no primeiro questionário (conhecimentos prévios) houve um grande número de associações corretas sobre a produção de farinha com os processos de separação de misturas. No segundo questionário, os conceitos e termos utilizados depois da intervenção didático-pedagógica foram bem significativos, o que impõe a constatação de que a inclusão dos conhecimentos culturais nas metodologias de ensino, além de valorizar tal conhecimento, demonstra aos alunos que a Química pode estar inserida no meio cultural que o cerca e que mesmo inicialmente sem a utilização da terminologia científica para associar aos fenômenos, na grande maioria das vezes, os estudantes sabiam explicar as fases dos processos envolvidos na fabricação de farinha e seus derivados.
Abstract: Considering that in the municipality of Nova Timboteua and its villages family farming is very strong, the processes of flour, gum and tucupi production are greatly explored. For this reason, it is necessary to create teaching tools capable of inserting this cultural knowledge in the school universe of the municipality. The research on Contextualization in teaching: the use of cassava for the production of flour, gum and tucupi in relation to the processes of separation of mixtures, a case study in Nova Timboteua - PA., In order to analyze a didactic proposal about the processes of separation of mixtures, designed for high school students, produced according to the cultural region context. Therefore, it is necessary to elaborate, apply and evaluate a contextualized didactic sequence about the processes of separation of mixtures using traditional experiences on cassava flour production and some of its derivatives in order to produce and apply a questionnaire to analyze the effectiveness of the didactic proposal considering the learning manifested by the students. Then, a qualitative research is carried out in a school of this town, where a didactic sequence was produced on the subject of separation of mixtures using the cultural context. For the data collection, two questionnaires were created. Finally, it appears that in the first questionnaire there was a large number of positive associations and in the second questionnaire the concepts and terms used before and after the didactic-pedagogical intervention were very significant, which shows that the inclusion of cultural knowledge In teaching methodologies, in addition to valuing such knowledge, it demonstrates to students that chemistry may be inserted in the cultural environment that surrounds it.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL
Keywords: Química
Conhecimento cultural
Contextualização
Chemistry
Cultural knowledge
Contextualization
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Química - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ContextualizacaoEnsinoUso.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons