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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Carlos Eduardo Conceição
metadata.dc.contributor.advisor1: BORGES, Fábio Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5589-6228
Issue Date: 18-Feb-2020
Citation: RODRIGUES, Carlos Eduardo Conceição. Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA. Orientador: Fábio Cardoso Borges. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3128. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da necessidade de se constatar a efetividade do ensino inclusivo oferecido por uma escola estadual do município de Ananindeua. Para tal, buscou-se realizar uma análise deste ensino inclusivo para alunos surdos, durante as aulas de química. Assim, foi necessário conhecer a realidade do ensino inclusivo, identificar as principais metodologias adotadas pelos professores durante o ensino e avaliação dos mesmos e conhecer as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, onde fez-se uso das observações, junto a aplicação de questionários para professores e alunos surdos como técnica de coleta de dados, sendo esta realizada no período de 18 a 29 de novembro de 2019. Diante disso, verificou-se que aspectos básicos necessários para o desenvolvimento do ensino inclusivo estão sendo oferecidos, porém vale direcionar o olhar para a formação dos professores, tendo em vista que se constatou que estes docentes atuantes na área, não possuem formação especifica.
Abstract: The development of this research arose from the need to verify the effectiveness of inclusive education offered by a state school in the municipality of Ananindeua. To this end, we sought to conduct an analysis of this inclusive education for deaf students, during chemistry classes. Thus, it was necessary to know the reality of inclusive education, to identify the main methodologies adopted by teachers during their teaching and evaluation and to know the main difficulties faced by teachers and students during the teaching and learning process. For that, we used the qualitative method, where observations were used, together with the application of questionnaires for teachers and deaf students as a data collection technique, which was carried out in the period from 18 to 29 November 2019. In view of this, it was found that basic aspects necessary for the development of inclusive education are being offered, but it is worth directing a look at the training of teachers, given that it was found that these teachers working in the area do not have specific training.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Keywords: Surdos
Ensino inclusivo
Deaf
Inclusive education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Química - CANAN

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