Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua
metadata.dc.creator: AMARAL, Joyce Leite do
metadata.dc.contributor.advisor1: COUTO, Danielle Costa Carrara
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CORUMBÁ, Lorena Gomes
Issue Date: 18-Feb-2020
Citation: AMARAL, Joyce Leite do. Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua. Orientadora: Danielle Costa Carrara Couto. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3124. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a problemática da evasão e reprovação no ensino superior em cursos de Química, situação confirmada pelo resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) em 2018 para o Brasil. Neste contexto a utilização da ferramenta Google Sala de Aula foi inserida na monitoria do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) do Campus Universitário de Ananindeua-PA, buscando ampliar o atendimento ao aluno por meio da modalidade de aprendizagem Blended Learnig (Ensino Híbrido) atrelado ao programa de nivelamento. A metodologia aplicada foi fundamentada segundo a Taxonomia de Bloom para sala de aula tradicional e sala de aula invertida. Entre os resultados, 90% dos entrevistados foram favoráveis a inserção do novo modelo de monitoria online, além de considerarem a ferramenta 71,4% rápida e de fácil uso. As análises feitas se mostraram favoráveis quanto ao nivelamento dos discentes, o que contribuiu no processo de ensino-aprendizagem da Química.
Abstract: This paper addresses the problem of dropout and failure in higher education in chemistry courses, a situation confirmed by the result of PISA (2018) for Brazil. In this context, the use of the Google Classroom tool was inserted in the Leveling Learning Program (PCNA) monitoring of the Ananindeua-PA University Campus, seeking to expand student service through the Blended Learnig learning modality linked to the leveling program. The applied methodology was based on Bloom's Taxonomy for traditional and inverted classroom. Among the results, 90% of respondents favored the insertion of the new online monitoring model, and considered the tool 71.4% quick and easy to use. The analyzes made were favorable regarding the leveling of the students, which contributed to the teaching-learning process of chemistry.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Keywords: Evasão universitária
Ensino de Química
Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem – PCNA
Ferramentas educacionais
Blended learnig
Chemistry teaching
Google classroom
Knowledge leveling inverted classroom
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Química - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GoogleSalaAula.pdf1,57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons