Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3123
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
metadata.dc.creator: SANTOS, Patrícia Simith dos
metadata.dc.contributor.advisor1: COELHO, Wilma de Nazaré Baía
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8679-809X
Issue Date: 12-Dec-2019
Citation: SANTOS, Patrícia Simith dos. Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola. Orientadora: Wilma de Nazaré Baía Coelho. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3123. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo objetiva analisar as relações de sociabilidades estabelecidas entre 175 (cento e setenta e cinco) adolescentes, em duas escolas da rede pública estadual de Ensino Fundamental de Belém – PA. Para a análise pretendida, utilizamos das noções conceituais de violência simbólica, hierarquia e habitus, em Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2010), e representação, em Roger Chartier (1991, 1982). No que tange à literatura especializada sobre relações sociais, sociabilidades adolescentes e relações étnico-raciais, adotamos as formulações de Nicelma Soares (2010), Wilma Coelho; Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho; Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019). As formulações conceituais de Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) e Heraldo Vianna (2003), auxiliaram no trato e sistematização dos dados, etnografia escolar e observações. Inferimos que os estudantes têm, nas redes sociais, a centralidade da sua atenção, inclusive no estabelecimento e no rompimento das relações de sociabilidades. A centralidade das atenções sobre as redes sociais assume o foco do interesse na experiência escolar, cujo conteúdo veiculado por meio dela, assume lugar secundário diante das redes de sociabilidades, pois esses estudantes pensam no hoje. Os investimentos pedagógicos da escola divergem dos interesses demandados pelos estudantes.
Abstract: This paper aims to analyze the social relations established among 175 (one hundred and seventy five) teenagers, in two public elementary schools of Belém - PA. For the intended analysis, we will use the conceptual notions of symbolic violence, hierarchy and habitus, in Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2010), and representation, in Roger Chartier (1991, 1982). Regarding the specialized literature on social relations, teenager sociabilities and racial ethnic relations, we will adopt the formulations of Nicelma Soares (2010), Wilma Coelho; Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho; Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019). The conceptual formulations of Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) and Heraldo Vianna (2003), that helped in the treatment and data label, school ethnography and observations. We deduce that students have, in social networks, the centrality of their attention, including in establishing and breaking social relations. The centrality of attention on social networks takes on the focus of interest of the school experience, whose content conveyed through it, takes a secondary place against social networks, because these students think about the current day The pedagogical investments of the school differ from the interests demanded by the students.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Escola
Ensino Fundamental
Sociabilidades adolescentes
Diversidade
School
Elementary education
Teenagers
Sociabilities
Diversity
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoFundamnetalRelacoes.pdf846,38 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons