Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA
metadata.dc.creator: PEREIRA, Tainara Helena de Assis
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SANTOS, Viviane Barbosa dos
Issue Date: 26-Apr-2017
Citation: PEREIRA, Tainara Helena de Assis. O fazer-se docente: as vivências no clube de ciências da UFPA. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3122. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: As práticas de atividades realizadas dentro/fora da sala de aula, contribuem para a formação de futuros docentes, podendo ajudar a refletir quanto a sua própria prática, na qual essas práticas proporcionam que os futuros professores possam organizar, planejar atividades e compartilhar ideias. Por tanto este trabalho irei narrar minhas experiências docentes acontecidas no Clube de Ciências da UFPA, no ano de 2014, em uma turma do 2º ano, com um grupo de 5 (cinco) professores estagiários do curso de Licenciatura Integrada em educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens. Com o objetivo de fazer reflexões dos professores que estiveram atuantes neste ano no Clube de Ciências, quano as suas práticas antecipadas de ensino. A metodologia utilizada em sala de aula foi partir de atividades investigativas em aulas de ciências, utilizando da experimentação, observação, análise e testagens de hipóteses. Como resultados, os professores estagiários puderam refletir a partir de suas próprias ações no exercício da profissão, como estavam atuando em sala de aula. Por fim, os resultados verificados no decorrer da construção deste trabalho, puderam contribuir quanto à importância de refletir sobre a própria capacidade de instrução de conhecimentos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS
Keywords: Clube de ciências
Formação de professores
Prática docente
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FazerDocenteVivencias.pdf787,92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons