Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3117
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior
metadata.dc.creator: SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
Issue Date: 17-Feb-2020
Citation: SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e. Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior. Orientador: Carlos Alberto Brito da Silva Júnior. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3117. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A abordagem de tópicos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) nas aulas de Física do Ensino Superior ainda é tema de debates e discussões entre pesquisadores da área. Embora nos dias atuais seja reconhecida sua importância para as tecnologias que encontramos em nosso cotidiano, ainda observamos inúmeros problemas para tratar desse tema em sala de aula. Vários fatores influenciam na abordagem da FMC no Ensino Superior, a começar pelo formação dos professores para com o tema, falta de tempo para aplicar um currículo extenso e aulas tradicionais que desinteressam os alunos. Tendo em vista esta perspectiva, o presente trabalho propõe alguns recursos didáticos diferentes dos habituais, visando facilitar o trabalho do professor e um modo de incentivar o aluno para assuntos de FMC. Para tal, trataremos do Efeito Fotoelétrico através de sua história, do contexto da luz até sua aplicabilidade hoje em dia, utilizando-se de experimento de baixo custo – um eletroscópio caseiro e uma fonte de radiação ultravioleta – além de uma proposta de aplicação da simulação do Efeito Fotoelétrico no site Vascak, buscando realizar uma aprendizagem ativa e significativa em sala de aula.
Abstract: The approach to topics of Modern and Contemporary Physics (FMC) in Physics classes in Higher Education is still the subject of debates and discussions among researchers in the area. Although nowadays its importance for the technologies that we find in our daily life is recognized, we still observe numerous problems to deal with this theme in the classroom. Several factors influence the approach of FMC in Higher Education, starting with the training of teachers for the subject, lack of time to apply an extensive curriculum and traditional classes that are of no interest to students. In view of this perspective, the present work proposes some didactic resources different from the usual ones, aiming to facilitate the work of the teacher and a way to encourage the student for FMC matters. To this end, we will deal with the Photoelectric Effect through its history, from the context of light to its applicability today, using a low-cost experiment - a homemade electroscope and a source of ultraviolet radiation - in addition to a proposal for applying the simulation. of the Photoelectric Effect on the Vascak website, seeking to achieve active and meaningful learning in the classroom.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Keywords: Física moderna e contemporânea
Ensino Superior
Efeito fotoelétrico
Experimentação
Modern and contemporary physics
High Education
Photoelectric effect
Experimentation
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Física - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FisicaModernaProposta.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons