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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O estudo do Índice de Massa Corporal (IMC) por meio da experimentação e de aplicativo (APP) nas escolas da Região Metropolitana de Belém - PA
metadata.dc.creator: PUREZA, Eva Maria Joana Cruz da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
Issue Date: 17-Feb-2020
Citation: PUREZA, Eva Maria Joana Cruz da. O estudo do Índice de Massa Corporal (IMC) por meio da experimentação e de aplicativo (APP) nas escolas da Região Metropolitana de Belém – PA. Orientador: Carlos Alberto Brito da Silva Júnior. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3116. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho é apresentada uma atividade prática do Índice de Massa Corporal (IMC) através das equações de Quételet, Melão Jr. e Trefethen como objeto de conhecimento da unidade temática “Vida e Evolução” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos nas escolas da região metropolitana de Belém e em outros ambientes (UFPA e praças). Incialmente, participaram dessa atividade 10 alunos voluntários, sendo 5 do gênero feminino (F) e 5 do masculino (M), com médias de idade 171 anos e 161 anos; peso 55,055,15 kg e 67,3519,95 kg; altura 1,590,09 m e 1,650,15 m, respectivamente. Ao final, eles aprenderam a usar o método antropométrico e as 3 equações do IMC, cujas médias foram obtidas para F e M. Assim, é possível fazer o monitoramento preliminar da saúde dos alunos a partir da medida da massa, do peso e do IMC. Posteriormente, aumentamos a amostra em outra escola, UFPA e praça e obtivemos resultados satisfatórios para essas medidas. Por fim, testamos o aplicativo Biofísica – IMC para a realização desses cálculos e obtivemos os valores mais rápidos para as medidas do IMC que eram determinadas a mão ou via calculadora.
Abstract: In this work, a practical activity of the Body Mass Index (BMI) is carried out, using the equations of Quételet, Melão Jr. and Trefethen as an object of knowledge of the thematic unit “Life and Evolution” of the NCCB (National Common Curricular Base) for students in schools in the metropolitan region of Belém and in other environments (UFPA and squares). Initially, 10 volunteer students participated in this activity, 5 of whom were female (F) and 5 were male (M), with an average age of 17 years and 16 years; weight 55.055.15 kg and 67.3519.95 kg; 1.590.09 m and 1.650.15 m, respectively. In the end, they learn to use the anthropometric method and as 3 equations of the BMI, the media that were used for F and M. Thus, it is possible to make a preliminary monitoring of the students' health from the measurement of mass, weight and weight. BMI. Subsequently, we increased a sample in another school, UFPA and square and obtained satisfactory results for these measures. Finally, we tested the Biophysics - BMI application to perform these calculations and obtain the fastest values for BMI measurements that were used by hand or via calculator.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Keywords: Índice de Massa Corporal
Base Nacional Comum Curricular
Vida e evolução
Experimentação
Aplicativos
Body Mass Index
Common Curricular National Base
Life and evolution
Experimentation
Applications
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Física - CANAN

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