Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3093
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade
metadata.dc.creator: ARAÚJO, Roberta Teófilo de
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, José Messildo Viana
Issue Date: 24-Apr-2017
Citation: ARAÚJO, Roberta Teófilo de. Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade. Orientador: José Messildo Viana Nunes. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3093. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem informações de dados contidos em tabelas e gráficos. A proposta aborda o tema alimentação em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa é de natureza qualitativa na qual fizemos uso de uma perspectiva teórico do Registro de Representação Semiótica. A proposta foi aplicada a uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Belém-Pará. A pesquisa surgiu com a problemática: Como os alunos dos anos iniciais articulam representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares? Concluímos que no ensino da matemática há necessidade que se abordem desde os anos iniciais do ensino fundamental, tarefas que contemplem habilidades como: coleta, organização, construção e interpretação de dados, a fim de auxiliar os alunos no processo de construção de cidadãos críticos capazes de interpretar as inúmeras informações, nos mais diversos meios de comunicação.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA::ESTATÍSTICA::ANÁLISE DE DADOS
Keywords: Registros
Anos Iniciais
Tratamento da informação
Interdisciplinaridade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessosInvestigativosTratamento.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons