Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3090
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Maria de Fatima Vilhena da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
Issue Date: 25-Jan-2015
Citation: NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do. O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3090. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este memorial apresenta contribuições do PIBID na minha formação inicial como docente e também para a escola com a qual trabalhei durante quase três anos. No texto procuro responder a seguinte questão: Que repercussões as atividades do PIBID trouxeram/trazem para a minha formação à docência? O principal objetivo é mostrar os significados das experiências do PIBID para a minha vida profissional docente. A escola parceira em que realizei as práticas pedagógicas do PIBID é de Ensino Fundamental denominada Madre Rosa Gattorno, situada no bairro do Guamá em Belém do Pará. As turmas onde participei das 3º, 4º e 5º anos me mostraram momentos desafiadores imprescindíveis na construção de conceitos que a escola e a universidade juntas integram a formação do futuro profissional. Dos resultados das atividades do PIBID, em termo de aprendizagem para os alunos, destaco o trabalho com alunos que encontravam dificuldades em matemática, e língua portuguesa e aqueles que não acreditavam na escola. O projeto PIBID além de me ajudar a pensar e realizar atividades pedagógicas importantes no sentido de ajudar tais alunos também contribuiu de forma excelente para dentro da escola, pois a cada atividade desenvolvida aprendizados significativos eram notados na escola. Quanto à minha formação inicial foram muitos conhecimentos que obtive e os levo para a minha vida profissional e pessoal. Nessa grande jornada, PIBID-escola-universidade, mostro neste memorial que aprendi a perceber as diferentes dificuldades dos alunos, a conhecer minhas limitações e ir em busca de estudos que me ajudam a planejar o que melhor se adequa para os alunos e a realizar atividades significativas necessárias ao desenvolvimento intelectual dos alunos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO PERMANENTE
Keywords: PIBID
Anos iniciais
Formação inicial
Narrativas autobiográficas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SignificadoExperiênciasPibid.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons