Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3089
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a possibilidade de articulações entre: contexto amazônico, saberes docentes e resolução de problemas matemáticos
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Janderrier Aleteia Vasques do
metadata.dc.contributor.advisor1: LEVY, Lênio Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8513-9460
Issue Date: 24-Apr-2017
Citation: NASCIMENTO, Janderrier Aleteia Vasques do. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a possibilidade de articulações entre: contexto amazônico, saberes docentes e resolução de problemas matemáticos. Orientador: Lênio Fernandes Levy. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3089. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho voltou-se para a tentativa de percepção de determinados saberes passíveis de aquisição (ou de construção) por professores ao longo de suas vidas pessoais e profissionais. O intuito foi o de verificar se educadores manifestavam – em seus depoimentos sobre Resolução de Problemas Matemáticos – influências ligadas às suas vivências culturais, ou melhor, influências vinculadas ao contexto amazônico. Realizou-se uma pesquisa com duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Belém, Pará, cujos dados foram coletados por meio de entrevista e de questionário. Tentou-se verificar se docentes que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao manifestarem saberes do conteúdo (matemático) e saberes pedagógicos do conteúdo (matemático), expressavam aspectos da cultura local quando de suas falas e/ou de seus depoimentos escritos acerca da tendência metodológica chamada Resolução de Problemas Matemáticos. Concluiu-se que houve / há repercussões (nos saberes dos docentes investigados), embora em grau extremamente reduzido, de aspectos da cultura amazônica quando de manifestações (por parte dos professores) acerca da formulação e da resolução de problemas matemáticos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
Keywords: Saberes docentes
Etnomatemática
Contexto amazônico
Resolução de Problemas Matemáticos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProfessoresAnosIniciais.pdf274,98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons