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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Sued Pablo Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Fábio Colins da
Issue Date: 25-Apr-2017
Citation: MONTEIRO, Sued Pablo Silva. Alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais: um olhar a partir dos livros didáticos. Orientador: Fábio Colins da Silva. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo investigar para compreender em que termos os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão propondo as atividades de alfabetização matemática a partir do gênero textual. Para isso, partiu-se das seguintes inquietações: Mas de que forma os livros didáticos do primeiro ciclo utilizados pelos professores alfabetizadores estão abordando a alfabetização matemática? De que maneira são propostas as atividades de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais? Assim, para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados livros de alfabetização matemática dos três primeiros anos de escolarização adotados pelos docentes da rede municipal de ensino de Belém (PA) no ano letivo de 2016. Desse modo, a seleção deu-se a partir de critérios, por exemplo, aprovação no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), trazer propostas de alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais e abordar a perspectiva interdisciplinar no ensino de matemática. Porém, a análise das atividades não tem a intenção de apontar erros acerca do que é alfabetização matemática na perspectiva dos gêneros textuais, mas sim enfatizar as propostas que contemplem as duas áreas do conhecimento (Língua materna e linguagem matemática).
Abstract: This article aims to investigate to understand in what terms the textbooks of the initial years of Elementary School are proposing the activities of mathematical literacy from the textual genre. To do so, we started with the following concerns: But how do the first cycle textbooks used by literacy teachers are addressing mathematical literacy? In what way are mathematical literacy activities proposed from the perspective of textual genres? Thus, for the development of the research were selected mathematical literacy books of the first three years of schooling adopted by teachers of the municipal school network of Belém (PA) in the academic year 2016. Thus, the selection was based on criteria , For example, approval in the National Plan of the Didactic Book (PNLD), to bring proposals of mathematical literacy from the perspective of the textual genres and to approach the interdisciplinary perspective in the teaching of mathematics. However, the analysis of the activities is not intended to point out errors about mathematical literacy in the perspective of textual genres, but rather to emphasize the proposals that contemplate the two areas of knowledge (mother tongue and mathematical language).
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Keywords: Alfabetização matemática
Gênero textual
Livro didático
Mathematical literacy
Textual
Genre textbook
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

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