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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará
metadata.dc.creator: FIGUEIREDO, Felipe Gabriel de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
metadata.dc.contributor.advisor-co1: OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
metadata.dc.contributor.advisor-co1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5607-5835
Issue Date: 17-Feb-2020
Citation: FIGUEIREDO, Felipe Gabriel de Oliveira. A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará. Orientador: Carlos Alberto Brito da Silva Júnior. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3076. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A educação inclusiva estando na relação de discussões sócio-políticas como condição intrínseca a uma sociedade mais justa, igualitária e democrática e seguindo a conjectura de que o conhecimento científico tem um papel significativo na construção da autonomia das pessoas, aborda-se nesta pesquisa o tema inclusão de alunos surdos no Ensino de Física. Por intermédio desta monografia, que tem caráter de uma pesquisa qualitativa, visou-se investigar os recursos e artifícios utilizados em escolas estaduais de ensino médio da região de Salinópolis-PA, para a veiculação de um ensino que vise o conhecimento efetivo e imersão dos mesmos na ciência. Investigar os dados e as estatísticas a priori no Brasil e a posteriori no município em destaque segundo o IBGE foi importante para pleitear esta pesquisa. Desse modo, buscou-se usar materiais simples e metodologias ativas com o objetivo de apresentar sugestões de práticas didáticas que viessem a favorecer a participação de alunos surdos em aulas de Física na sala de aula regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de modo a alcançar uma aprendizagem efetiva e significativa. Para a realização deste estudo de caso no município de Salinópolis/PA, com o auxílio da Professora de Física foi escolhido o tema Leis de Newton e uma pequena abordagem sobre Pressão. Com a construção de um seguimento metodológico através do uso de sinais-termos específicos da Física em Libras, uso de softwares e experimentos, ambos se baseavam na premissa de algo que abordasse seu cotidiano e que fizessem sentido para os alunos, com este intuito foi escolhido as Leis de Movimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação ao processo de aprendizagem. Pois, permitiu constatar que é possível lecionar e levar um ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos surdos. De modo que, essa possibilidade está fortemente ligada ao implementar docente.
Abstract: Inclusive education being in the relationship of socio-political discussions as an intrinsic condition to a more just, egalitarian and democratic society and following the conjecture that scientific knowledge has a significant role in the construction of people's autonomy, this topic is addressed in this research, the inclusion of deaf students in Physics Education. Through this monograph, which has the character of a qualitative research, the aim was to investigate the resources and devices used in state high schools in the region of Salinópolis-PA, for the transmission of a teaching aimed at their effective knowledge and immersion. in science. Investigating data and statistics a priori in Brazil and a posteriori in the municipality highlighted by the IBGE was important to plead this research. Thus, we sought to use simple materials and active methodologies in order to present suggestions for didactic practices that would favor the participation of deaf students in Physics classes in the regular classroom and in the Specialized Educational Service (AEE), in order to achieve effective and meaningful learning. To carry out this case study in the municipality of Salinópolis / PA, with the help of the Physics Teacher, Newton's Laws theme and a small approach on Pressure were chosen. With the construction of a methodological follow-up through the use of specific sign-terms of Physics in Libras, use of software and experiments, both were based on the premise of something that addressed their daily lives and that made sense to students, with this purpose it was chosen the Laws of Movement. The results obtained were satisfactory in relation to the learning process. It allowed us to see that it is possible to teach and teach Physics in the perspective of including deaf students. So, this possibility is strongly linked when implementing teachers.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Keywords: Educação inclusiva
Leis de Newton
Libras
Ensino de Física
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Inclusive education
Newton's laws
Pounds
Physics teaching
Specialized Educational Service (AEE)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Física - CANAN

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