Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3065
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A formação do coordenador pedagógico: Apontamentos sobre o curso de pedagogia na Universidade Federal do Pará
metadata.dc.creator: LIMA, Wellinton Sampaio
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Carneiro de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9503-9175
Issue Date: 11-Jan-2019
Citation: LIMA, Wellinton Sampaio. A formação do coordenador pedagógico: Apontamentos sobre o curso de pedagogia na Universidade Federal do Pará. Orientadora: Maria do Socorro Carneiro de Lima. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3065. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata a respeito da formação do Pedagogo para atuar como Coordenador Pedagógico, tendo como referência a formação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará-UFPA/Campus Belém, com apontamentos sobre o curso, o Projeto Pedagógico, os eixos temáticos e a grade curricular. Tendo em vista, que a atuação do Coordenador é relevante no contexto escolar, mas pouco se fala sobre sua formação, e, por entender que o coordenador pedagógico é um elo fundamental entre o ambiente formativo do aluno e a escola. Apresento o presente estudo sobre o embasamento teórico que orienta a prática do pedagogo que atuará como coordenador pedagógico. Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, onde inicialmente, realizamos uma breve descrição acerca da função de coordenador pedagógico, suas funções e atribuições de trabalho, assim como os pressupostos teóricos e metodológicos que permeiam a formação do coordenador pedagógico. O apontamento tem como referência o projeto de avaliação promovido pelo Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (PROEG), esperando contribuir para novas discursões sobre a temática e proporcionando melhorias ao curso.
Abstract: The present study deals with the formation of the Pedagogue to act as Pedagogical Coordinator, having as reference the training in the Pedagogy course of the Federal University of Pará-UFPA / Campus Belém, with notes on the course, the Pedagogical Project, the thematic and the curriculum. Considering that the Coordinator's work is relevant in the school context, but little is said about his / her formation, and because he / she understands that the pedagogical coordinator is a fundamental link between the formative environment of the subject and the school. I present the present study on the theoretical basis that guides the practice of the pedagogue who will act as pedagogical coordinator. It is a bibliographical review article, where we initially give a brief description about the role of pedagogical coordinator, his / her functions and work assignments, as well as the theoretical and methodological assumptions that permeate the pedagogical coordinator's training. The tally is based on the evaluation project promoted by the Integrated Program of Support for Teaching, Research and Extension (PROINT) of the Pro-Rectory of Undergraduate Education of the UFPA (PROEG), hoping to contribute to new discourses on the subject and providing improvements to the course.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Keywords: Coordenação pedagógica
Formação
Pedagogia
Pedagogical coordination
Training
Pedagogy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FormacaoCoordenadorPedagogico.pdf161,39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons