Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3060
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA
metadata.dc.creator: MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso
metadata.dc.contributor.advisor1: MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
Issue Date: 11-Jan-2019
Citation: MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso. O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA. Orientadora: Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3060. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve como objetivos averiguar a percepção do professor egresso do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens sobre a formação matemática obtida no curso e verificar na matriz curricular do curso a ocorrência de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental I, direcionados ao aprendizado dos futuros professores. Teve como perguntas norteadoras: o que os egressos da Licenciatura Integrada têm a dizer acerca da formação matemática no curso? Os temas voltados à formação matemática dos futuros professores trazem em sua ementa a ênfase ao “o quê ensinar” e o “como ensinar”? O estudo fundamentou-se em Shulman (2014) e outros autores que tratam do ensino e formação matemática. Recorreu-se a análises do Projeto Pedagógico do Curso e das ementas, e de questionário direcionado aos egressos do curso do período regular, de 2010 a 2014. Pode-se constatar que mesmo sendo um curso novo, que tenha um discurso de inovação em sala de aula, ainda comete erros a exemplo de outros cursos de formação de professores para atuar nos anos iniciais, ou seja, a falta de conteúdos específicos de matemática que serão trabalhados durante a prática, isso se justifica tanto pelas ementas dos temas que trazem assuntos gerais quanto na fala dos egressos respondentes, expressando suas percepções sobre a formação matemática recebida no curso, por exemplo quando exprimem que os blocos de conteúdos afetos ao Ensino Fundamental I não foram todos trabalhados, bem como há necessidade de maior e melhor abordagens de assuntos matemáticos e de suas práticas para o fortalecimento da formação matemática no curso.
Abstract: The research investigated the teacher’s perception of the Integrated graduation in Sciences, Mathematics and Languages about the mathematical training obtained in the course. And analyzed the curricular matrix of the course, verifying the occurrence of mathematical contents of Primary Education I, directed to the learning of the future teachers. It had as guiding question: what the graduates of the Integrated Degree have to say about the mathematical formation in the course? The themes addressed to the mathematical formation of the future teachers bring in their menu the emphasis on "what to teach" and "how to teach"? The study was based on Shulman (2014) and other authors dealing with mathematical education and training. Was analyzed of the Course Pedagogical Project, the menus and a questionnaire directed to the graduates on the regular period, from 2010 to 2014. It is possible to be verified even being a new course, has a speech of innovation in classroom, it still makes the same mistakes as another teacher training courses for initial years, in other words, the lack of specific mathematical content that will be worked during practice, this is justified both by the themes bringing up general subjects as well as in the speeches of the respondents, expressing their perceptions about the mathematical formation received in the course, for example when they express the blocks of contents related to Elementary School I were not all worked, as well as there is a need for bigger and better approaches of mathematical subjects and of their practices for the strengthening of mathematical training in the course.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
Keywords: Formação inicial
Professores
Ensino
Matemática
Initial formation
Teachers
Teaching
Mathematics
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DizemEgressosFormacao.pdf634,17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons