Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3056
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As contribuições de uma oficina com o uso de materiais didáticos para formação inicial de licenciados do curso de licenciatura integrada da UFPA
metadata.dc.creator: SOARES, João Paulo Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Paulo Vilhena da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2573-6255
Issue Date: 11-Apr-2019
Citation: SOARES, João Paulo Vasconcelos. As contribuições de uma oficina com o uso de materiais didáticos para formação inicial de licenciados do curso de licenciatura integrada da UFPA. Orientador: Paulo Vilhena da Silva. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3056. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nesse trabalho buscamos compreender quais são as contribuições de uma oficina com uso de materiais didáticos como o ábaco e o cano decimal – que mostram maneiras diferenciadas de ensinar Matemática – que foi ofertada com o intuito de colaborar na formação de graduandos ao conceder sentido à alguns “porquês” matemáticos, em particular, por que o sistema de numeração é decimal e posicional e por que “vai um” e se “emprestar um” na resolução dos algoritmos das operações fundamentais, que são muitas vezes explicados superficialmente, indicando a mera memorização. Para tanto, nos debruçamos em autores como Lorenzato (2009), Turrioni e Perez (2009), Nacarato (2005), Botas e Moreira (2013), Silveira e Silva (2013) que discutem sobre a formação docente apontando para a necessidade de formação inicial e continuada como as concedidas por meio de atividade realizadas em laboratórios de matemática e projetos de pesquisa que ensinem estratégias pedagógicas que visam ajudar os professores a atribuírem sentidos aos conteúdos matemáticos que por vezes não ficam claros em aula expositiva. Assim, realizamos uma oficina como o uso do ábaco e cano decimal que foi desenvolvida com licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Essa oficina consistiu numa apresentação dos objetos, onde e como este material pode ser utilizado no ensino de Matemática, uma proposta de construção e sugestões de atividades. Após a sua realização foi solicitado que os participantes respondessem um questionário, descrevendo as suas reflexões e aprendizagens mediante a utilização dos objetos manipuláveis. Em nossas análises percebemos que a oficina contribui para formação dos licenciandos, tendo em vista que mostrou a relevância do uso e da reflexão sobre os materiais didáticos que servem de apoio para o professor na realização da sua prática educativa, permitindo compreender a forma pela qual devem ser usados no ensino de matemática para ajudar os alunos no entendimento dos porquês desse saber, bem como os instigou a utilizarem o aprendizado obtido nas suas atividades escolares em estágios e futuramente no campo de trabalho.
Abstract: In this work we seek to understand the contributions of a workshop with the use of didactic materials such as the abacus and the decimal pipe - which show different ways of teaching mathematics -, that was offered with the intention of collaborating in the training of undergraduates by giving meaning to some mathematical rules, in particular, why the numbering system is decimal and positional and why it "goes one" and "lends one", in solving the algorithms of fundamental operations, which are often explained superficially, indicating mere memorization. In order to do so, we focus on authors such as Lorenzato (2009), Turrioni and Perez (2009), Nacarato (2005), Botas and Moreira (2013), Silveira e Silva (2013) who discuss teacher training, pointing to the need for initial and continuous training, such as those given through activities carried out in mathematics labs and research projects that teach pedagogical strategies that aim to help teachers to attribute meanings to mathematical contents, that sometimes are not clear in expository classes. Thus, we performed a workshop with the use of the abacus and decimal pipe that was developed with graduates of the Integrated Degree in Science, Mathematics and Languages of the Federal University of Pará. This workshop consisted of a presentation of the objects, where and how this material can be used in the teaching of Mathematics, a proposal of construction and suggestions of activities. After its realization, participants were asked to answer a questionnaire, describing their reflections and learning through the use of manipulable objects. In our analyzes we noticed that the workshop contributes to the training of the undergraduates, considering that it showed the relevance of the use and reflection on the didactic materials that serve as support for the teacher in the accomplishment of his educational practice, allowing to understand the way in which they must be used in mathematics instruction to assist students in understanding the "whys" of this knowledge, as well as instigated them to use the learning obtained for their school activities, such as stages, and in the future in the labor camp.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Keywords: Ensino de Matemática
Os porquês matemáticos
Formação docente
Materiais didáticos
Estratégias de ensino
Teaching Mathematics
The mathematical whys
Teacher training
Teaching materials
Teaching strategies
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuicoesOficinaUso.pdf1,92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons