Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3054
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A prática da leitura no 4º ano do ensino fundamental: análise na perspectiva de professores e alunos
metadata.dc.creator: PONTE, Luciana Moura
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Fábio Colins da
Issue Date: 31-May-2016
Citation: PONTE, Luciana Moura. A prática da leitura no 4º ano do ensino fundamental: análise na perspectiva de professores e alunos. Orientador: Fábio Colins da Silva. 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3054. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: As práticas de leitura nas escolas é um tema de interesse de teóricos como Ângela Kleiman (2000), Luiz Carlos Cagliari, (1997), Paulo Freire, (1988) Irandé Antunes, (2003) dentre outros, deixando claro que o assunto é pertinente e precisa ser debatido. Fundamentada nas teorias dos autores supracitados, o presente trabalho mostrou como são realizadas as práticas de leitura no 4º ano do ensino fundamental. Como opção metodológica, optou-se pelo método de pesquisa Qualiquantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi o diário de campo e os questionários aplicados aos alunos. Para a análise dos dados foi feita a triangulação das informações obtidas a partir dos instrumentos utilizados, nos permitindo explicar os fatores que sustentam a forma com que a leitura é desenvolvida pela professora do 4º ano do ensino fundamental. Sobre os resultados, observamos que em geral a prática de leitura é realizada pelas professoras, o que não há, é o tempo necessário para desenvolvê-la. Neste sentido torna-se necessário que se veja a forma com que a leitura é desenvolvida na sala de aula para ensinar os alunos a gostarem do ato de ler, mas para isso os alunos precisam gostar da leitura que eles encontram nas escolas e, sobretudo, é válido a contextualização do texto lido para que assim se possa tornar a leitura prazerosa, interessante, atraente e que faça sentido para quem está lendo.
Abstract: Reading practices in schools is a theoretical interest theme as Angela Kleiman (2000), Luiz Carlos Cagliari (1997), Paulo Freire (1988) Irandé Antunes (2003) among others, making it clear that it is relevant and it needs to be debated. Based on the theories of the above authors, this study examined the process that involves teaching reading in primary school and aimed to show how they are carried out the reading practices in three classes of the 4th year of elementary school. As a methodological option, we opted for a qualitative research method. Data collection instrument was used observations in the classroom, interviews with teachers and questionnaires given to students. For the analysis of the data was made the triangulation of information from the instruments used, allowing us to explain the factors that underpin the way reading is developed by a professor at the 4th year of elementary school. On the results, we note that in general the practice of reading done by the teachers was developed sporadically and without due attention to the practice. Reading was developed mechanized without context or meaning in/to the lives of students summing up to the fact copy the text to after doing the exercise. In this sense it becomes necessary to review the way that reading is developed in the classroom to teach students to like the act of reading, but that students need to like reading that they are in schools and, above all, it is valid the contextualization of the text read so that you can make pleasant reading, interesting, attractive, and that makes sense for those who are reading.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Keywords: Leitura
Práticas de leitura
Ensino Fundamental
Reading
Reading practices
Elementary school
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticaLeituraEnsino.pdf997,92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons