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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais
metadata.dc.creator: PRESTES, Tainá Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: SALES, Elielson Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
Issue Date: 10-Jan-2019
Citation: PRESTES, Tainá Pereira. Percepções de alunos com necessidades educacionais especiais sobre o ensino da matemática nos anos iniciais. Orientador: Elielson Ribeiro Sales. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3052. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa acadêmica tem como objetivo compreender as percepções do ensino de matemática de alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais, a partir da Teoria do Desenvolvimento de Henri Wallon. Utilizando os fundamentos teóricos e metodológicos da Análise Textual Discursiva, o estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, pertencente à rede estadual do município Belém/PA, na qual realizamos a atividade com três alunos com NEE. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi organizado em três etapas. Na primeira, realizamos a observação dos aspectos concernentes à prática da professora regente. Na segunda etapa, fizemos a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os três participantes da pesquisa a respeito das percepções que os mesmos apresentam sobre o ensino da matemática. Na terceira, realizamos a análise dos dados com a metodologia de análise supracitada. O estudo constatou que a compreensão dos níveis de desenvolvimento, da singularidade e do contexto social de cada aluno é de grande valia para o desenvolvimento de estratégias didáticas que visam a real aprendizagem do alunado, não somente no ensino da matemática e para alunos com necessidades educacionais especiais, mas para o alunado como um todo.
Abstract: This academic research aims to understand the perceptions of mathematics teaching of students with special educational needs in the early years, from the Theory of Development of Henri Wallon. Using the theoretical and methodological foundations of Discursive Textual Analysis, the study was carried out in a class of the 3rd year of elementary school, belonging to the state network of the municipality of Belém / PA, where we carried out the activity with three students with SEN. To reach the proposed goal, the study was organized in three stages. In the first one, we realized the aspects concerning the practice of the regent teacher. In the second stage, we applied a semistructured interview with the three participants of the research regarding the perceptions they present about the teaching of mathematics. In the third one, we performed the analysis of the data with the aforementioned analysis methodology. The study found that the comprehension of the levels of development, singularity and social contexts of each student is of great value for the development of didactic strategies that aim at the real learning of the pupil, not only in the teaching of mathematics and for students with special educational needs but for the pupil as a whole.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
Keywords: Educação especial
Matemática
Ensino Fundamental
Special education
Mathematics
Elementary School
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

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