Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3049
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
metadata.dc.creator: SILVA, Pamella Nascimento e
metadata.dc.contributor.advisor1: RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5750-5868
Issue Date: 27-Feb-2018
Citation: SILVA, Pamella Nascimento e. Educação de jovens e adultos: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3049. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem como objetivo analisar a relevância do uso dos gêneros discursivos música e poema na Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 2º totalidade de uma Escola Estadual na região metropolitana de Belém, no segundo semestre de 2017. A diversidade de textos a serem trabalhados em salas de aulas da EJA pode influenciar bastante na concepção dos alunos sobre a importância da prática de leitura e escrita nos diferentes contextos. A metodologia utilizada foi a observação participante ao longo das 16 aulas que a professora regente disponibilizou para realização dos estágios e de algumas atividades mais específicas da pesquisa que apresentamos em forma de TCC. Alguns dos resultados, dentre outros aspectos, que um dos papeis mais relevantes da escola é ampliar as possibilidades de acesso à leitura e à escrita. Elas articulam e promovem ações imbricadas nas necessidades comunicativas dos alunos que têm nesse no contexto escolar uma das poucas agências de letramento por onde circulam saberes múltiplos. Por isso, a utilização de diferentes gêneros favorece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de modo a ajudá-los na consolidação de suas aprendizagens.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO::EDUCAÇÃO ESPECIAL
CNPQ::LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MÚSICA
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Gêneros discursivos
Ensino-aprendizagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoJovensAdultos.pdf811,73 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons