Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3048
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O papel do professor regente na formação de graduandos em situação de estágio de docência
metadata.dc.creator: LUZ, Rodrigo Santana da
metadata.dc.contributor.advisor1: MARQUES, Valéria Risuenho
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
Issue Date: 16-May-2017
Citation: LUZ, Rodrigo Santana da. O papel do professor regente na formação de graduandos em situação de estágio de docência. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3048. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema a formação de futuros professores e o estágio de docência, que constituem o foco de grandes debates políticos e educacionais no Brasil. Debater a respeito de tais assuntos é importante porque é durante o estágio que o futuro docente tem a oportunidade de relacionar teoria e prática, e durante esta etapa, é o professor regente quem torna a experiência prática significativa, na medida em que propicia o estabelecimento de um elo entre o conhecimento acadêmico e a prática docente. A importância do estudo tem como base a relevância do contato do futuro docente, que acontece durante o estágio, com os professores regentes, pois são eles que, em sala de aula, têm como exercício a elaboração e a aplicação de práticas em um contexto em que há complexidades e os confrontos da realidade escolar. A Metodologia de estudo foi elaborada com breve levantamento bibliográfico. Aprendemos com esse estudo que o estágio supervisionado é de suma importância para a formação do docente e que a atuação do professor regente é essencial para o desenvolvimento das habilidades necessárias às funções de docência dos alunos em condição de estágio, portanto, deveria ter um maior reconhecimento por parte dos mesmos, dos alunos e da universidade.
Abstract: This work has as its theme the training of future teachers and the curricular internship that constitute the focus of great political and educational debates in Brazil. In addition, it is important because during the internship it is the teacher regent who makes practical experience meaningful in that it facilitates the establishment of a link between academic knowledge and teaching practice. The importance of the study is based on the relevance of the contact of the future teacher, who happens during the internship, with the teachers in charge, since they are in the classroom, whose practice is the elaboration and application of practices in a context in which That there are complexities and confrontations of school reality. The study methodology was developed based on bibliographical research and data collection in books, articles, publications in scientific journals and dissertations. We have learned from this study that the supervised internship is of paramount importance for teacher training and that the performance of the regent teacher is essential for the development of the skills necessary for teaching functions.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Keywords: Formação de professores
Estágio supervisionado
Professor regente
Práticas de ensino
Experiência docente
Teacher training
Supervised internship
Regent teacher
Teaching practices
Teaching experience
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapelProfessorRegente.pdf381,42 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons