Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3047
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255121871351967pt_BR
dc.creatorPEIXOTO, Wilton Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6222013025024502pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-23T21:08:30Z-
dc.date.available2020-02-23T21:08:30Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Wilton Medeiros. Avaliação para as aprendizagens em matemática: dinâmicas e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir do questionário SAEB/2015. Orientadora: Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3047. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3047-
dc.description.abstractThis article aims at mapping recurrent pedagogical practices and dynamics among teachers of the 5th grade teaching mathematics in public schools in Belém. The analyzes focus on the empirical evidence presented by Black and William, which point to formative evaluation as more adequate for learning. We use as a research tool the microdata of SAEB (2015). The results of the research present frequencies of six practices and seven common dynamics among teachers.-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo mapear práticas pedagógicas e dinâmicas escolares recorrentes entre os professores do 5º que ensinam matemática nas escolas públicas de Belém. As análises centram-se sobre as evidencias empíricas apresentadas por Black e William, que apontam a avaliação formativa como mais adequada para as aprendizagens. Utilizamos como instrumento de pesquisa os microdados do SAEB (2015). Os resultados da pesquisa apresentam frequências de seis práticas e sete dinâmicas comuns entre os professores.-
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2020-02-23T21:08:12Z No. of bitstreams: 2 CITAR COMO.docx: 16369 bytes, checksum: f9e617eedbd81a11ff38259f2bb2bb0b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2020-02-23T21:08:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CITAR COMO.docx: 16369 bytes, checksum: f9e617eedbd81a11ff38259f2bb2bb0b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-23T21:08:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CITAR COMO.docx: 16369 bytes, checksum: f9e617eedbd81a11ff38259f2bb2bb0b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-28en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectDinâmica Escolarpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectEvaluation-
dc.subjectPedagogical practices-
dc.subjectSchool Dynamics-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAvaliação para as aprendizagens em matemática: dinâmicas e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir do questionário SAEB/2015pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoAprendizagensMatematica.pdf315,7 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons