Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3047
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação para as aprendizagens em matemática: dinâmicas e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir do questionário SAEB/2015
metadata.dc.creator: PEIXOTO, Wilton Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor1: LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de
Issue Date: 28-Feb-2018
Citation: PEIXOTO, Wilton Medeiros. Avaliação para as aprendizagens em matemática: dinâmicas e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir do questionário SAEB/2015. Orientadora: Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3047. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo mapear práticas pedagógicas e dinâmicas escolares recorrentes entre os professores do 5º que ensinam matemática nas escolas públicas de Belém. As análises centram-se sobre as evidencias empíricas apresentadas por Black e William, que apontam a avaliação formativa como mais adequada para as aprendizagens. Utilizamos como instrumento de pesquisa os microdados do SAEB (2015). Os resultados da pesquisa apresentam frequências de seis práticas e sete dinâmicas comuns entre os professores.
Abstract: This article aims at mapping recurrent pedagogical practices and dynamics among teachers of the 5th grade teaching mathematics in public schools in Belém. The analyzes focus on the empirical evidence presented by Black and William, which point to formative evaluation as more adequate for learning. We use as a research tool the microdata of SAEB (2015). The results of the research present frequencies of six practices and seven common dynamics among teachers.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Keywords: Avaliação
Práticas Pedagógicas
Dinâmica Escolar
Anos iniciais
Evaluation
Pedagogical practices
School Dynamics
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoAprendizagensMatematica.pdf315,7 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons