Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3044
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise das dificuldades de estudantes do 5º ano do ensino fundamental sobre o conceito de divisão
metadata.dc.creator: SILVA, Marcos Roberto Pires da
metadata.dc.contributor.advisor1: MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2853-1965
Issue Date: 10-Jan-2019
Citation: SILVA, Marcos Roberto Pires da. Análise das dificuldades de estudantes do 5º ano do ensino fundamental sobre o conceito de divisão. Orientadora: Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3044. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho, que tem por objetivo, identificar se há dificuldades na resolução de problemas de divisão por alunos do 5º ano do ensino fundamental, a partir da estratégia utilizada pelos alunos investigados e tendo como norte a consolidação da correta utilização do algoritmo da divisão, destaca a importância do conhecimento do conceito de divisão. Foi utilizado, em consonância com os referenciais bibliográficos pesquisados, um questionário contendo problemas de divisão sem a presença de resto e com a presença de resto, cujos objetivos para cada uma das questões é descrito após a apresentação da mesma. Trabalhamos diferentes contextos para tentar facilitar o entendimento dos problemas por parte dos alunos e também mostramos como a operação de divisão pode estar presente no cotidiano desse aluno. Foram analisadas cada questão respondida pelos sujeitos investigados e as respostas foram categorizadas segundo as semelhanças nas resoluções. Foram seis questões respondidas por vinte e seis alunos, dando um total de cento e cinqüenta e seis questões analisadas e em apenas duas delas tivemos respostas em branco. Buscamos ilustrar o maior número possível de sujeitos investigados diferentes nas respostas escolhidas e nenhuma das estratégias de resolução foi desprezada. As análises mostraram que existem sim dificuldades na resolução de problemas de divisão por alunos do 5º ano do ensino fundamental, que vão desde falha na interpretação do problema, passando por erros como o uso da tabuada e calculo até o não tratamento correto para problemas que apresentam a existência de resto e que pontos podem ser melhores trabalhados pelos professores quando da identificação dessas dificuldades até a correta utilização do algoritmo como estratégia de resolução mais rápida para problemas de divisão.
Abstract: This work, which aims to identify if there are difficulties in solving problems of division by students of the fifth year of elementary school, based on the strategy used by the students investigated and having as a goal the consolidation of the correct use of the division algorithm, highlights the importance of knowledge of the concept of division. A questionnaire containing problems of division without the presence of rest and with the presence of rest was used, in agreement with the bibliographical references researched, whose objectives for each one of the questions is described after the presentation of the same one. We work in different contexts to try to facilitate students' understanding of problems and also show how the operation of division can be present in the daily life of this student. We analyzed each question answered by the investigated subjects and the answers were categorized according to the similarities in the resolutions. Six questions were answered by twenty-six students, giving a total of one hundred and fifty-six questions analyzed and in two of them we had blank answers. We sought to illustrate as many different investigated subjects as possible in the chosen responses and none of the resolution strategies were overlooked. The analysis showed that there are difficulties in solving problems of division by students in the 5th year of elementary school, ranging from failure to interpret the problem, through errors such as the use of the table and calculation until the correct treatment for problems that present the existence of rest and what points can be better worked by the teachers when identifying these difficulties until the correct use of the algorithm as a strategy of faster resolution for problems of division.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
Keywords: Dificuldades
Conceito de Divisão
Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Difficulties
Concept of Division
Early Years of Elementary School
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDificuldadesEstudantes.pdf1,6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons