Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3043
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia
metadata.dc.creator: SERRA, Lucivaldo Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Jônatas Barros e
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3774-0056
Issue Date: 9-Jan-2019
Citation: SERRA, Lucivaldo Nascimento. Elaboração de uma sequência didática investigativa sobre conservação de energia. Orientador: Jônatas Barros e Barros. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3043. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho baseia-se na proposição teórica de uma sequência didática investigativa (SDI) sobre a conservação de energia. A SDI tem como referenciais teórico-metodológicos a alfabetização científica e o ensino por investigação. Isto é de suma importância para uma proposta de ensino que tem por objetivo fazer com que os docentes despertem nos alunos a compreensão das energias existentes. Assim, com o intuito de levá-los a terem acesso aos conhecimentos científicos, faz- se necessário uma elaboração da linguagem e da epistemologia da ciência pelos docentes. Partindo destas informações iniciais, a sequência didática proposta tem como seu ponto crucial, o modo de se obter energia limpa através da consciência da conservação de energia, a partir de atividades que desenvolvam habilidades do fazer científico nos alunos, tais como: o teste de hipóteses, a argumentação, trabalharem com dados, dentre outros. Assim, a alfabetização científica e o ensino por investigação proporcionarão um ambiente pedagógico que possibilite ao estudante ampliar a sua visão de mundo e torná-lo capaz de modificar a sua própria realidade.
Abstract: The present work is based on the theoretical proposition of an investigative didactic sequence (SDI) on the benefits of the use of energy conservation. The SDI has as theoretical-methodological references scientific literacy and research teaching. This is of paramount importance for a teaching proposal that aims to encourage teachers to encourage students to use renewable energy. Thus, in order to get them to have access to scientific knowledge, it is necessary a sequential elaboration of language and the epistemology of science by teachers. From this initial information, the proposed didactic sequence has as its crucial point, the way to obtain clean energy through the consciousness of energy conservation, from activities that develop students' scientific skills, such as: the hypothesis test , arguing, working with data, among others. Thus, scientific literacy and research teaching will provide a pedagogical environment that enables the student to broaden his or her worldview and make him / her capable of modifying his / her own reality.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::FÍSICA
Keywords: Sequência didática investigativa
Argumentação
Energia solar
Alfabetização científica
Investigative didactic sequence
Argumentation
Solar energy
Scientific literacy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElaboracaoSequenciaDidatica.pdf453,39 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons