Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3039
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Análise temporal de uso e ocupação do solo no assentamento Paulo Fonteles no Distrito de Mosqueiro, Belém-PA
metadata.dc.creator: SODRÉ, Rayane Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: MIRANDA, Lúcio Correia
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3592-9376
Issue Date: 20-Jan-2020
Citation: SODRÉ, Rayane Pereira. Análise temporal de uso e ocupação do solo no assentamento Paulo Fonteles no Distrito de Mosqueiro, Belém-PA. Orientador: Lúcio Correira Miranda. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Agroecologia e ao Uso dos Recursos Naturais) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3039. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O agronegócio na Amazônia, com práticas que de manejo do solo inadequadas, e concentração de terras, constitui-se, comprovadamente, o principal vilão da destruição da natureza na região pela remoção de grandes áreas florestadas e degradação ambiental. A agricultura familiar se apresenta como alternativa modeladora de um desenvolvimento menos excludente e ambientalmente mais equilibrado. E a política de criação de assentamentos rurais - com a finalidade de ser um espaço comum de moradia e de produção agrícola para famílias -, foi tida como uma alternativa para minimizar a concentração fundiária. No entanto, em pesquisas recentes, constatou-se que os assentamentos, entregues pelo INCRA, em que se desenvolve, em pequena escala, atividades agropecuárias familiar e pecuária são tidos como responsáveis por parcela de desmatamento na Amazônia. Baseado neste contexto, neste trabalho, propôs-se a análise cronológica das informações pertinentes ao uso/ocupação de solo do assentamento Paulo Fonteles (APF) para analisar possíveis mudanças ocorridas no local ao longo da variação temporal e levantar hipóteses sobre tal circunstância e causas de mudança. Verificou-se expressiva mudança no padrão da paisagem ao longo do tempo, dada as diversificações de atividades que foram incorporadas, de acordo com os recursos naturais disponíveis e práticas agrícolas adotadas. No APF ainda se pratica a agricultura convencional de corte e queima, que promove rápida perda fertilidade do solo, erosão, reduz a atividade biológica etc. Entende-se que a melhor estratégia para o desenvolvimento sustentável na área e fortalecer a agricultura familiar é a prática da agricultura de base agroecológica, com seus sistemas ambiental e socialmente funcionais, mais voltada a processos ecológicos naturais, e a introdução de sistemas agroflorestais, o que permite diversificação da produção e preservação do meio ambiente.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Geoprocessamento
Assentamentos
Uso do solo
Desflorestamento
Agroecologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Agroecologia e ao Uso Dos Recursos Naturais (Geoagroamazônico) - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_AnaliseTemporalUso.pdf3,55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons