Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3030
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA.
metadata.dc.creator: BATISTA, Elissandra Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Vanja Joice Bispo
Issue Date: 13-Feb-2019
Citation: BATISTA, Elissandra Cristina. Educação e Divulgação Científica na Amazônia: a percepção de quem participa do Projeto Ciência na Ilha em Escolas Ribeirinhas de Belém – PA. Orientadora: Vanja Joice Bispo Santos. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Comunicação Científica na Amazônia, Curso Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3030. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a adesão da proposta do projeto de extensão “Ciência na Ilha: Educação e Divulgação Científica na Amazônia”, realizado há 13 anos por alunos e professores do Clube de Ciências da UFPA, com intuito de promover interação entre os saberes das populações locais e o conhecimento científico em escolas das ilhas de Belém do Pará. Destacamos os impactos da ação percebidos por alunos, professores e demais atores sociais envolvidos na edição 2017, na Escola Estadual Marta da Conceição, em Cotijuba. Foram ouvidos 33 participantes entre alunos, professores e moradores da ilha, ministrantes das oficinas, expositores, parceiros e organizadores do evento. Constatamos que o projeto é estruturado considerando a realidade vivida pelos estudantes ribeirinhos, possibilitando que estes entrem em contato com estratégias que valorizam e buscam integrar diversos saberes existentes na Amazônia. Assim, o “Ciência na Ilha” adota um processo de comunicação bidirecional, em consonância com teorias contemporâneas da Comunicação Social e da Comunicação Pública da Ciência.
Abstract: The objective of this work is to analyze the adhesion of the proposal of the extension project "Science on the Island: Education and Scientific Divulgation in the Amazon", carried out 13 years ago by students and professors of the Science Club of UFPA, in order to promote the interaction between the local populations and scientific knowledge in riverside schools of Belém do Pará. We highlight the impacts of the action perceived by students, teachers and other social actors involved in the 2017 edition that took place at the Marta da Conceição State School in Cotijuba. A total of 33 participants were interviewed among students, teachers and residents of the island, including workshop exhibitors, partners and organizers of the event. It was verified that the project is structured considering the reality lived by the riverine students, enabling them to get in touch with strategies that value and seek to integrate diverse existing knowledge in the Amazon. Thus, "Science on the Island" adopts a bidirectional communication process, in line with contemporary theories of Social Communication and Public Communication of Science.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO)
Keywords: Divulgação Científica
Escolas Ribeirinhas
Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu - PPGLS/NAEA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EducacaoDivulgacaoAmazonia.pdf417,23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons