Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3028
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial
metadata.dc.creator: MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: PESSOA, Wilton Rabelo
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9966-9585
Issue Date: 10-Jan-2019
Citation: MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva. Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3028. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Partimos da premissa de que a vivência da alfabetização científica, especialmente em relação ao conhecimento químico, é fundamental para a formação de professores que irão atuar anos iniciais. Nesse sentido, no presente trabalho objetivamos analisar concepções de professoras e professores em formação inicial sobre o ensino e aprendizagem do conhecimento químico nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura Integrada em Ciências – LICML. A análise das informações teve como fundamentação teórico - metodológica princípios e aspectos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que para os participantes o conhecimento químico nos anos iniciais está relacionada ao universo das crianças, à importância para o futuro, possíveis contribuições para a curiosidade e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Conteúdos de química como água, misturas e transformações foram mencionados, assim como experiências com o ensino e a aprendizagem de tais conteúdos. A experimentação e observação de fenômenos são as principais estratégias apontadas, com destaque para atividades de caráter lúdico. Deste modo, percebeu-se nas falas dos sujeitos da pesquisa que o conhecimento químico é reconhecido como parte do currículo dos anos iniciais, em associação com os contextos de vivência dos estudantes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Anos iniciais
Conhecimento químico
Licenciatura integrada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ConhecimentoQuimicoAnos.pdf315,24 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons