Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3027
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes
metadata.dc.creator: CARDOSO, Adailson da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: MARQUES, Valéria Risuenho
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
Issue Date: 21-Dec-2019
Citation: CARDOSO, Adailson da Silva. Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre saberes docentes e saberes matemáticos dos discentes. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3027. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho acadêmico teve como objetivos analisar saberes de uma professora que atua na Educação de Jovens e Adultos no município de Cametá-PA, bem como, identificar a partir de suas concepções acerca das suas estratégias e metodologias utilizadas na realização das aulas, e ver o interesse e dificuldades de aprendizagem dos alunos. Para tanto, apoia-se teoricamente nos estudos de D'Ambrosio (2005) ao discutir sobre etnomatemática, Tardif (2002) e Pimenta (2002) por evidenciarem aspectos dos saberes docentes. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa de campo, aliada a análise qualitativa e revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com cinco perguntas e um roteiro de entrevista, também com cinco questões, gravadas em áudios e transcritas para análise. Análise indica que a professora reconhece que os saberes advindo das práticas cotidianas dos alunos potencializam a proposição de práticas em sala de aula. Além disto, os saberes/fazeres constituem-se em uma confluência de saberes, a exemplo, da experiência, curriculares, disciplinares e de conhecimento.
Abstract: This academic work had as objectives to analyze the knowledge of a teacher that works in the Education of Young and Adults in the city of Cametá-PA, as well as to identify, from their conceptions about their strategies and methodologies used in the accomplishment of the classes, and to see the interest and learning difficulties of the students. For this, it is theoretically based on the studies of D'Ambrosio (2005) in discussing ethnomathematics, Tardif (2002) and Pimenta (2002) for evidencing aspects of teacher knowledge. As a methodological procedure, we opted for field research, allied to quantitative analysis and bibliographic review. The data collection was performed through a questionnaire with five questions and an interview script, also with five questions, recorded in audios and transcribed for analysis. Analysis indicates that the teacher recognizes that the knowledge coming from the daily practices of the students potentiate the proposition of practices in the classroom. In addition, knowledge is a confluence of knowledge, such as experience, curricular, disciplinary and knowledge.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Matemática
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Saberes docentes
Etnomatemática
Mathematics
Youth and Adult Education (EJA)
Teacher knowledge
Ethnomathematics
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoJovensAdultos.pdf227,35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons