Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3022
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural: como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado.
metadata.dc.creator: ROCHA, Sandra de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: GONÇALVES, Marcela Vecchione
Issue Date: 13-Feb-2019
Citation: Rocha, Sandra de Lima. O Papel do Jornal o Liberal na validação do cadastro ambiental rural – como apagar as vozes dos povos tradicionais e manter a questão socioambiental restrita à economia de mercado. Orientadora: Marcela Vecchione Gonçalves. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Comunicação Científica na Amazônia, Curso Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3022. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo é discutir a enunciação do jornal O Liberal de maneira a validar os discursos governamental e empresarial que apontam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como ferramenta eficiente da política pública ambiental voltada à conservação ambiental pelo monitoramento do uso da terra. O recorte da análise foi feito no ano de 2012, quando o Congresso Nacional aprovou e o Executivo sancionou a Lei do Novo Código Florestal, que tornou o cadastro obrigatório para todo o território nacional. Foram analisadas 359 de 366 edições do periódico naquele ano para a identificação de elementos que demonstram o tipo de abordagem e os atores utilizados como fontes. As reportagens e as notas da principal coluna do jornal foram classificadas a partir de características comuns, enquanto as fontes foram identificadas a partir das falas e menções a órgãos governamentais, pessoas e entidades. O resultado foi analisado à luz de bibliografia que reflete sobre o porquê da invisibilização dos povos tradicionais no contexto da formação territorial da Amazônia, buscando assinalar que outros enquadramentos são possíveis e necessários para que a mesma invisibilização não mais ocorra.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Keywords: Cadastro
Imprensa
Conflito
Rural
Desmatamento
Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu - PPGLS/NAEA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_PapelJornalLiberal.pdf258,24 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons