Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3018
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação das aprendizagens: entre o dito e o praticado
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Fábio José Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: MARQUES, Valéria Risuenho
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
Issue Date: 21-Dec-2018
Citation: RIBEIRO, Fábio José Alves. Avaliação das aprendizagens: entre o dito e o praticado. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho, desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Percepções de Licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo identificar concepções e instrumentos de avaliação que permeiam a prática de uma professora do 4˚ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belém-PA. Para tanto, fundamenta-se teoricamente nos estudos de Fernandes (2009), Luckesi (2012), Hoffman (2010) e outros que discutem sobre concepções de avaliação e instrumentos utilizados para avaliar. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em: estudo teóricos, observações tendo como norte a Matriz de Observação do Projeto AERA (BORRALHO e LUCENA, 2015), grupo de discussões, aplicação de questionário e análises. As análises permitem indicar que a professora apresenta discurso compatível com aspectos presentes na concepção de avaliação formativa. No entanto, ao ser observada sua prática, identificou-se presença em maior número de iniciativas compatíveis com a concepção de avaliação como medição e quantificação.
Abstract: This work, developed as part of the research project titled "Perceptions of Graduates on appraisal of learning in the initial years of Elementary School", aims to identify conceptions and evaluation instruments that permeate the practice of a teacher of the 4th year of Elementary Education of a public school in Belém-PA, based on the studies of Fernandes (2009), Luckesi (2012), Hoffman (2010) and others discussing conceptions of evaluation and instruments used to evaluate. research was carried out in: theoretical study, observations with as north the Observational Matrix of the AERA Project (BORRALHO and LUCENA, 2015), group of discussions, questionnaire application and analysis.The analyzes allow to indicate that the teacher presents discourse compatible with present aspects in the conception of formative evaluation. However, when observing its practice, it was identified pr more initiatives compatible with the design of evaluation as measurement and quantification.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Keywords: Avaliação das aprendizagens
Discurso
Prática
Evaluation of learning
Discourse
Practice
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoAprendizagensDito.pdf369,85 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons