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dc.contributor.advisor1CRUZ, Antonia Josilene Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269204444774688pt_BR
dc.creatorCOUTINHO, Elza Lúcia Cruz-
dc.date.accessioned2020-02-17T16:35:06Z-
dc.date.available2020-02-17T16:35:06Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Elza Lúcia Cruz. O lúdico na educação infantil: uma ferramenta importante no processo de ensino – aprendizagem em uma escola municipal de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3015. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3015-
dc.description.resumoEste estudo é o resultado de uma pesquisa que tem como título: O Lúdico na Educação Infantil: uma ferramenta importante no processo de ensino – aprendizagem em uma escola municipal de Castanhal. De acordo com Piaget (1974) e Vygotsky (1977) o jogo sempre esteve presente na vida da criança, passando no decorrer da história a fazer parte dos jardins de infância de forma criativa, e posteriormente de forma orientada. A teoria piagetiana tem como objetivo central a gênese dos processos mentais de como esses processos são construídos ao longo da vida, a proposta de Piaget é entender como a criança constrói conhecimentos para que as atividades de ensino sejam apropriadas aos níveis de desenvolvimento das crianças. Para Vygotsky o brinquedo é um mundo imaginário onde a criança pode realizar seus desejos e o ato de brincar é uma importante fonte de promoção de desenvolvimento. Assim, a importância do brincar passou do simples ato de lazer para a grande contribuição ao desenvolvimento infantil, visto como importante instrumento utilizado no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os jogos foram se transformando pelas ações dos indivíduos, culturas e tecnologias. Atualmente, não separamos jogo e criança, logo a escola precisa está apta às práticas de tal recurso didático. É neste contexto que o presente estudo tem como objetivo abordar a utilização e a importância dos jogos na Educação Infantil. Nesse sentido, far-se-á um estudo em uma Escola da rede municipal de ensino no município de Castanhal, nas turmas de Educação Infantil, identificadas como Turma A e Turma B, se os jogos são utilizados como recursos didáticos e se as professoras desenvolvem este tipo de atividades no processo de ensino - aprendizagem. A metodologia utilizada foi o estudo de caso como observações in lócus e um questionário semi estruturado aplicado para as docentes lotadas nas turmas acima citadas. A pesquisa mostra que os jogos estão presentes na referida escola, como recursos didáticos.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolas municipaispt_BR
dc.subjectCastanhal (PA)pt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectEducational gamesen
dc.subjectPlayen
dc.subjectLearningen
dc.subjectMunicipal schoolsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO lúdico na educação infantil: uma ferramenta importante no processo de ensino – aprendizagem em uma escola municipal de Castanhalpt_BR
dc.title.alternativePlayfulness in early childhood education: an important tool in the teaching-learning process in a municipal school in Castanhalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.description.resumenEste estudio es el resultado de una investigación que tiene como título: El lúdico en la Educación Infantil: una herramienta importante en el proceso de enseñanza - aprendizaje en una escuela municipal de Castañal. De acuerdo con Piaget (1974) y Vygotsky (1977) el juego siempre estuvo presente en la vida del niño, pasando en el transcurrir de la historia al hacer parte de los jardines de manera creativa, y más tarde orientado al objeto formulario. Según teoría piagetiana tiene como objetivo central los génesis de los procesos mentales de cómo estos procesos se construyen durante toda la vida, propuesta de Piaget es entender cómo el niño construye conocimientos a la enseñanza son apropiadas para las actividades niveles de desarrollo de los niños. Para Vygotsky el juguete es un mundo imaginario donde el niño puede lograr sus deseos y el acto de jugar es una fuente importante de promoción del desarrollo. Por lo tanto, la importancia de la obra pasó por el simple hecho de ocio de gran contribución al desarrollo del niño, visto como un instrumento importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje. De esta manera, los juegos fueron girando por las acciones de los individuos, culturas y tecnologías. Actualmente, juego independiente y cabrito, tan pronto como la escuela necesita es capaz de tales prácticas de recurso educativo. Es en este contexto que el presente estudio pretende abordar el uso y la importancia de los juegos en educación infantil. En este sentido, será un estudio en una escuela municipal de educación en el municipio de Castañal en las clases de la primera infancia, identificados como clase A y clase B, si los juegos son utilizados como recursos didácticos y los profesores desarrollan este tipo de actividades en el proceso de enseñanza-aprendizaje. La metodología utilizada fue el estudio de caso como observaciones en el lugar geométrico y un cuestionario de sumí estructurado aplicado a los profesores de las mencionadas clases hacinados en. La investigación muestra que los juegos son presentes en la escuela, haciendo parte del recurso didáctico.spa
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