Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2998
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática
metadata.dc.creator: SILVA, Karina Sousa da
metadata.dc.contributor.advisor1: SALES, Elielson Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6242-582X
Issue Date: 13-Dec-2019
Citation: SILVA, Karina Sousa da. A relação família e escola no processo educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de matemática. Orientador: Elielson Ribeiro de Sales. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2998. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa de natureza qualitativa, apresenta como objetivo investigar a relação entre família e escola em relação ao processo de inclusão educacional do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas contribuições para o desenvolvimento acadêmico e social desses estudantes. A investigação foi desenvolvida em uma escola da rede municipal de ensino do município de Belém-Pará, com dois participantes: um representante da família (mãe) e da escola (professor) de um estudante com TEA. A produção dos dados ocorreu por meio de uma entrevista semiestruturada realizada com os participantes. Os resultados evidenciam a ausência de diálogo entre família e escola em relação ao processo de ensino e aprendizagem do estudante com TEA, bem como a falta de compreensão acerca do Transtorno do Espectro Autista, o que pode dificultar o desenvolvimento do estudante com TEA e sua inclusão no espaço escolar. Considera-se fundamental uma a relação efetiva entre família e escola no contexto da educação básica em prol de uma educação inclusiva.
Abstract: This qualitative research aims to investigate the relationship between family and school in relation to the educational inclusion process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and their contributions to the academic and social development of these students. The research was conducted in a school of the municipal school system of the city of Belém-Pará, with two subjects: a representative of the family (mother) and the school (teacher) of a student with ASD. Data production occurred through a semi-structured interview with the participants. The results show the absence of dialogue between family and school regarding the teaching and learning process of the student with ASD, as well as the lack of understanding about Autistic Spectrum Disorder, which can hinder the development of the student with ASD and its inclusion in the school space. An effective relationship between family and school is considered fundamental in the context of basic education for an inclusive education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Família e escola
Autismo
Inclusão escolar
Family and school
Autism
School inclusion
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_RelacaoFamiliarEscola.pdf237,14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons