Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2995
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental
metadata.dc.creator: SILVA, Sidney Jerfson Couto da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Luiza Pereira da
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: SILVA, Sidney Jerfson Couto da. Ensino de frações equivalentes com jogos no ensino fundamental. Orientadora: Luiza Pereira da Silva. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2995. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de Frações Equivalentes com o uso de jogos e/ou materiais manipulativos, sugeridos a partir de uma sondagem realizada com os alunos de uma escola pública pertencente à Secretaria Municipal de Educação de Belém-PA, para verificar as suas aprendizagens com relação ao objeto de conhecimento de Frações. A sondagem continha 17 questões fechadas e foi aplicada na turma de 7º ano, com vistas a diagnosticar quais eram as reais dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo de frações. No tópico Frações Equivalentes, os sub-tópicos: Simplificação e Comparação de Fração, foi solicitado aos alunos que respondessem em forma de fração irredutível, e, em outro item, que fizessem a comparação das frações por meio de símbolos matemáticos (>, <, =), e na tabulação das respostas identificou-se que nenhum aluno acertou o solicitado nesses dois itens da atividade. A partir dessa informação, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o tema verificado e construiu-se uma proposta de uso de jogos e/ou materiais manipuláveis: Frac-soma (frações em tiras) e discos fracionários, para desenvolver as habilidades pertinentes a esses conteúdos de modo que possa corrigir as dificuldades detectadas. Com essa sondagem, pode-se observar a existência de um déficit de aprendizado demonstrado pelos discentes no que se refere à aprendizagem dos objetos de conhecimento matemático necessários ao desenvolvimento das habilidades sobre frações.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Frações equivalentes
Dificuldades
Jogos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoFracoesEquivalentes.pdf667,26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons