Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2991
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Arco e flecha como tema integrador nos anos escolares iniciais
metadata.dc.creator: FERNANDES, Rayanne dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Carlos Aldemir Farias da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5463-1316
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: FERNANDES, Rayanne dos Santos. O arco e flecha como tema integrador nos anos escolares iniciais. Orientador: Carlos Aldemir Farias da Silva. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2991. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Artefatos culturais como arco e flecha ajudam a contar parte da história de diversos grupos humanos que viviam em diferentes regiões geográficas do nosso planeta. Neste trabalho, o artefato é problematizado enquanto tema inter-transdisciplinar para se estudar diferentes conteúdos curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, objetivamos descrever, de maneira reflexiva, o percurso laboral desenvolvido durante uma oficina pedagógica cujo ponto de partida foi o instrumento arco e flecha como tema integrador de conteúdos escolares nos Anos Iniciais. Desse modo, ao longo da pesquisa, realizada em setembro de 2019, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Afonso, localizada em Belém do Pará, ministramos uma oficina pedagógica intitulada “O arco e flecha como tema integrador de conteúdos escolares” para 20 alunos do 3º ano. A oficina objetivou abordar, de maneira integrada, conteúdos curriculares a partir do artefato em estudo, relativos aos Estudos Sociais, às Linguagens, às Ciências e à Matemática. As atividades pedagógicas tiveram a finalidade de conhecer a história do arco e flecha, contextualizar saberes e promover a prática da leitura e da escrita a partir do gênero textual história em quadrinhos. Concluímos que os alunos sentiram-se familiarizados e motivados ao desenvolver habilidades que trataram de temas do seu contexto sociocultural, o que possibilitou promover momentos de interação pedagógica e troca entre aprendiz e objeto de aprendizado. Além disso, as atividades integradas, sejam elas desenvolvidas de forma oral ou escrita, foram fundamentais para que os alunos percebessem que os conhecimentos de uma determinada área requerem habilidades dos demais segmentos para que sejam assimilados. Constatamos, ainda, que a oficina configurou-se como instrumento de produção de conhecimento, pois constituiu espaço de diálogo entre professora e alunos.
Abstract: Cultural artifacts such as the bow and arrow help to tell part of the history of several human groups who lived in different geographical regions of our planet. In this work, this artifact is problematized as an inter-transdisciplinary theme used to study distinct curricular contents of Primary School. Thus, we aim to describe, in a reflective approach, the work trajectory developed during a pedagogical workshop that started with the bow and arrow as an integrating theme for primary school contents. During the research, which was carried out in September of 2019 at Santo Afonso State School, in Belém do Pará, we developed a workshop with twenty third-grade students the title of which was “the bow and arrow as an integrating theme”. The workshop aimed to address curricular contents related to Social Studies, Language, Science and Mathematics in an integrating approach, with the bow and arrow as a starting point. The pedagogical activities worked towards acknowledging the bow and arrow’s history, contextualizing knowledge and promoting reading and writing practice based on the comic book genre. We concluded that the students felt familiarized and motivated when developing skills that dealt with themes within their sociocultural context, which allowed for the promotion of situations of pedagogical interaction and exchange between the learner and the object of learning. Furthermore, the integrating activities, developed either orally or in written form, were essential to making the students realize that knowledge of a given domain requires skills from other segments in order to be assimilated. We also verified that the workshop was an instrument for the production of knowledge, for it constituted a dialogue space between teacher and students.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Ensino Fundamental
Anos Iniciais
Lei nº 11.645/2008
Arco e Flecha
Interdisciplinaridade
Middle School
Primary School
Law number 11.645/2008
Bow and arrow
Interdisciplinarity
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ArcoFlechaTema.pdf8,38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons