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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança no ensino de geometria
metadata.dc.creator: CUNHA, Eliana Catarina Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: MARTINS, Jeová Pereira
Issue Date: 6-Dec-2019
Citation: CUNHA, Eliana Catarina Farias. Problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança no ensino de geometria. Orientador: Jeová Pereira Martins. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2987. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O ensino da geometria nos anos iniciais pode ser prioritário no trabalho docente, com foco em desenvolver nos alunos competências necessárias para que compreendam o contexto em que vivem e nele se desenvolvam. Assim, este trabalho tem por objetivo propor atividades de ensino de geometria para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pautadas na problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que contou com o estudo de fotografias de duas igrejas de Bragança-Pa e com um levantamento bibliográfico com foco nos documentos curriculares oficiais, resultados de pesquisas já realizadas sobre o tema em fundamentos teóricos para o trabalho que advém das ideias de Miguel e Mendes (2010) e de Farias e Mendes (2014) sobre o ensino de matemática por meio de artefatos da cultura. Os resultados apontam que prédios antigos de Bragança, no Pará, quando submetidos a problematizações poderão fornecer elementos que remetem à geometria plana dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que poderá favorecer a aprendizagem dessa geometria pelos estudantes desse nível.
Abstract: The teaching of geometry in the early years can be a priority in teaching, focusing on developing in students the skills necessary to understand the context in which they live. Thus, this work aims to propose geometry teaching activities for the early years of elementary school based on the problematization of Bragança's architectural and socio-cultural heritage. This is a qualitative research that had a bibliographic survey focusing on official curriculum documents, results of research already carried out on the theme in theoretical foundations for the work that comes from the ideas of Miguel and Mendes (2010) and Farias. and Mendes on the teaching of mathematics through artifacts of culture. The results indicate that the old buildings of Bragança, Pará, when subjected to problematization may provide elements that refer to the flat geometry of the early years of elementary school, which may favor the learning of this geometry by students of this level.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Keywords: Problematizações
Patrimônio arquitetônico
Geometria
Anos Iniciais
Problematizations
Architectural heritage
Geometry
Early years
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

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