Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2983
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ludicidade e prática investigativa: o campeão de cambalhotas para ensinar energia mecânica no 5° ano do ensino fundamental - um relato de experiência
metadata.dc.creator: SANTOS, Raimundo Wilson Fernandes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Jônatas Barros e
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3774-0056
Issue Date: 27-Dec-2019
Citation: SANTOS, Raimundo Wilson Fernandes dos. Ludicidade e prática investigativa: o campeão de cambalhotas para ensinar energia mecânica no 5° ano do ensino fundamental - um relato de experiência. Orientador: Jônatas Barros e Barros. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2983. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência sobre a utilização do brinquedo Campeão de Cambalhotas, para ensinar conservação de energia mecânica, a alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosalina Alvares Silva Cruz. A aula foi planejada com princípios do ensino lúdico e de práticas investigativas no ensino de ciências. Foi elaborada uma sequência que envolveu distribuição da turma em 6 grupos, em que cada grupo deveria produzir um campeão de cambalhotas, medir o tempo de descida do brinquedo em uma rampa inclinada e encontrar uma estratégia para diminuir o tempo de descida do campeão de cambalhotas. Ao longo do cumprimento dessas etapas, se trabalhou os conceitos de transformação de energia potencial gravitacional em energia cinética e conservação de energia mecânica, os quais foram aprendidos pelos alunos de modo significativo, como ficou evidenciado nos registros.
Abstract: The aim of this paper is to present an experience report about the teaching-learning process of mechanical energy conservation for students of the 5th grade of elementary school at Rosalina Alvarez Cruz State School. It was designed with principles of playfulness and science teaching by research. The students, mediated by the teacher (Raimundo Wilson) made an investigative and playful sequence about the making and operation of the toy “somersault champion”. It focuses on students' understanding of height in relation to studying gravitational potential energy and speed in studying kinetic energy, with only varying platform height for students to better understand the concept of energy conservation. The contact with the toy, the argument made by the mediator teacher, the process of construction of the toy and then make the necessary tests for the proper functioning of the instrument. Thus we want to create an investigative environment in which the student can be an active participant in the classroom in such a way that we teachers can teach (conduct and mediate) investigative practice to achieve some concepts of mechanical energy.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Keywords: Ensino Lúdico
Conservação de Energia
Pratícas Investigativas
Energy conservation for the early years
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LudicidadePraticaInvestigativa.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons