Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2968
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Dinâmica do uso e ocupação do solo em Parauapebas/PA, no período de 1998 a 2018
metadata.dc.creator: TEIXEIRA, Hugo Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: BITTENCOURT, Paulo Celso Santiago
Issue Date: 16-Jan-2020
Citation: TEIXEIRA, Hugo Lopes. Dinâmica do uso e ocupação do solo em Parauapebas/PA, no período de 1998 a 2018. Orientador: Paulo Celso Santiago Bittencourt. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Agroecologia e ao Uso dos Recursos Naturais) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2968. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A partir da década de 1970 houve a intensificação da ocupação e do desflorestamento na região amazônica, principalmente pelos agricultores e pecuaristas do sul e sudeste, como resultado de políticas governamentais que incentivaram a ocupação dessas áreas. Esse desflorestamento ao longo dos anos pode ser ocasionado por um conjunto de fatores como a evolução do rebanho bovino, do cultivo da soja, das atividades de mineração e de transformação mineral, da população total e, finalmente, da população urbana e rural no estado. Assim, esse estudo objetiva identificar a dinâmica do uso e ocupação do solo no município de Parauapebas nos anos de 1998 e 2018, com o intuito de verificar a expansão da atividade antrópica no município em questão, de modo a verificar o desflorestamento na área de estudo, quantificar e avaliar os tipos de usos e a dinâmica da ocupação na região e abordar a influência da ação antrópica no meio analisado, bem como quais podem ser os impactos negativos provenientes dessa dinâmica. Esse estudo consiste em uma pesquisa descritiva e utiliza técnicas de geoprocessamento para o levantamento e análise dos dados, mais especificamente aplicando uma classificação supervisionada para a identificar as classes de uso e ocupação do solo na área de estudo. Assim, foi possível identificar que houve significativa redução da cobertura vegetal na área de estudo, com aumento das classes de área urbana e solo exposto e pastagem. Por fim, atualmente a legislação ambiental brasileira avançou significativamente, abrindo novos preceitos não apenas do ponto de vista regulatório, como também para o incentivo na busca por um desenvolvimento mais sustentável na região amazônica.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA::SENSORIAMENTO REMOTO
Keywords: Parauapebas
Sensoriamento remoto
Uso e ocupação do solo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Agroecologia e ao Uso Dos Recursos Naturais (Geoagroamazônico) - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_DinamicaUsoOcupacao.pdf1,42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons