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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Aula invertida no ensino de processos educativos em saúde: experiência pedagógica na perspectiva de estudantes de enfermagem
metadata.dc.creator: SANTOS, Bárbara Coelho dos
CARMO, Roberta Brelaz do
metadata.dc.contributor.advisor1: DIAS, Geyse Aline Rodrigues
Issue Date: 5-Dec-2019
Citation: SANTOS, Bárbara Coelho dos; CARMO, Roberta Brelaz do. Aula invertida no ensino de processos educativos em saúde: experiência pedagógica na perspectiva de estudantes de enfermagem. 2019. Orientadora: Geyse Aline Rodrigues Dias. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2964. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como objetivo conhecer a experiência pedagógica com o uso de aula invertida no ensino de processos educativos em saúde na perspectiva de estudantes de graduação em enfermagem, visto que este modelo pedagógico pode contribuir para o ensino na área, quando se considera a necessidade de formar profissionais crítico-reflexivos e criativos e embasados teoricamente no campo da Educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido com doze estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do norte do país. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevista individual com perguntas semiestruturadas. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) de Strauss e Corbin (2008). Para o processo analítico foi necessário conceituar, separar e interligar os dados entre si por meio das fases de codificação aberta e axial, desenvolvidas com o auxílio da versão trial do programa Atlas TI®. Emergiram da análise dos dados um total de seis categorias, a saber: Processo de aprendizagem dos estudantes; Compreensão sobre Aula invertida; O desenvolvimento do conteúdo ―concepções pedagógicas‖ a partir do método Just in Time Teaching; O desenvolvimento do conteúdo ―educação no processo educativo em saúde‖ a partir do método Peer Instruction; Dificuldades e desafios do processo de ensino-aprendizado; Avaliações e sugestões sobre o processo de ensino-aprendizado. Os resultados mostraram que a pesquisa foi satisfatória ao elucidar as principais percepções dos estudantes acerca da utilização da aula invertida. Percebeu-se que por se tratar de um modelo pedagógico diferente das abordagens habituais, de maneira geral os estudantes demonstram a necessidade de vivenciar mais experiências com a aula invertida, o que pode influenciar diretamente no processo de aprendizado dos mesmos, bem como no seu desempenho ao longo da formação. Identificou-se que os estudantes desenvolveram habilidades referentes à conceituação correta dos assuntos discutidos, mas nem todos alcançaram uma visão crítico-reflexiva acerca deles, o que pode se dar devido a frágil responsabilização diante do estudo prévio e o próprio negligenciamento da disciplina, a qual ainda é vista, por alguns estudantes como menos importante perante as demais.
Abstract: The study aims to reveal the perception of undergraduate nursing students about the use of inverted classroom methods in the teaching of health education processes, since this pedagogical model can contribute to teaching in the area when considering the need to train Critical-reflexive and creative professionals and based theoretically in the field of Health education. This is a descriptive study with a qualitative approach, developed with twelve nursing undergraduate students from a public university in the north of the country. The data collection was developed through an individual interview with semi-structured questions. To analyze the data, Strauss; Corbin (2008) Data Based Theory (TFD) technique was used. For the analytical process it was necessary to conceptualize, separate and interconnect the data among each other through the open and axial coding phases, developed with the aid of the trial version of the Atlas TI® program. A total of six categories emerged from the data analysis, namely: Student learning process; Understanding about inverted classroom; The development of content "pedagogical conceptions" from the Just in Time Teaching method; The development of the content "education in the educational process in health" from the Peer Instruction method; Difficulties and challenges of the teaching-learning process; Evaluations and suggestions about the teaching-learning process. The results showed that the research was satisfactory in elucidating students' main perceptions about the use of the inverted class. It was noticed that because it is a pedagogical model different from the usual approaches, in general the students demonstrate the need to experience more experiences with the inverted class, which can influence directly in the learning process of the same, as well as in their performance throughout the training. It was identified that the students developed abilities regarding the correct conceptualization of the subjects discussed, but not all reached a critical-reflective view about them, which can be due to the fragile accountability before the previous study and the own neglect of the discipline, which is still seen, by some students as less important to the others.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Keywords: Educação em saúde
Aula invertida
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD ROM
Appears in Collections:Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS

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