Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2960
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ver no mundo dos cegos e ser cego no mundo dos que vêem
metadata.dc.creator: SILVA, Italo Rafael Tavares da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: SILVA, Italo Rafael Tavares da. Ver no mundo dos cegos e ser cego no mundo dos que vêem. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2960. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa fez parte de experiências vivenciadas em um eixo temático do curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens, com foco no tema inclusão. Os principais objetivos são: refletir sobre as dificuldades encontradas pela aluna de baixa visão e identificar aspectos pedagógicos na sala de aula que estejam em concordância com informações na literatura pertinentes sobre essa deficiência visual. A pesquisa é um estudo de caso e análise é feita por meio de narrativa. A coleta de dados ocorreu por observação sistemática, conversa com a aluna e acompanhamento na sala de aula. Os resultados indicam que a formação docente ocupa um lugar de destaque sobre o assunto, onde há necessidade de adquirir conhecimentos básicos teórico-práticos de questões como, atenção à diversidade e inclusão, utilizar metodologias que favoreçam o desenvolvimento das pessoas com baixa visão e que atendam, minimamente, as necessidades especiais dentro de uma sala de aula. Consideramos, pois que o trabalho docente deva ser fundamentalmente colaborativo a fim de que as barreiras peculiares da deficiência sejam superadas. Por fim, o trabalho permite refletir sobre o importante papel escolar em garantir condições apropriadas de uma educação baseada no respeito às diferenças.
Abstract: This research was part of the experiences lived in a thematic axis of undergraduate course in sciences, mathematics and languages, with emphasis on the theme of inclusion. The main objectives are: to reflect on the difficulties of the low vision alliances and to identify the pedagogical aspects in the classroom that are in agreement with the information about the visual literature. The research is a case study and the analysis is done through narrative. The data collection was done through systematic, conversation with a student and accompaniment in the classroom. The results indicate that teacher training occupies a prominent place on the subject, where it is necessary to have basic theoretical-practical knowledge of issues such as attention to diversity and inclusion, use of methodologies that favor the development of people with low vision and who, minimally, the special needs within a classroom. We therefore consider that teaching work must be fundamentally collaborative so that the peculiar barriers of its will are overcome. Finally, work may be important in relation to elementary education where it receives more than one education without differences to differences.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Baixa visão
Educação inclusiva
Formação docente
Low Vision
Inclusive Education
Teacher Training
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VerMundoCego.pdf522,01 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons