Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo
metadata.dc.creator: LISBOA, Vitor Marone Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: MARQUES, Valéria Risuenho
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: LISBOA, Vitor Marone Teixeira. Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2959. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta e discuti sobre uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA, realizado em uma escola pública municipal de Belém-PA. Durante o período de ambientação, observamos dificuldades nos alunos do 6˚ ano do Ensino Fundamental, relacionadas as quatro operações matemáticas. Elaboramos e aplicamos um questionário para alunos egressos do 6˚ ano, para identificar em qual das operações os alunos apresentavam maior dificuldade. Diante dos resultados obtidos, a partir da tabulação e da verificação de acertos e erros, elaboramos e aplicamos uma intervenção, em uma turma do 6˚ ano, que teve como objetivo proporcionar o envolvimento dos alunos com atividades que permitissem a compreensão do algoritmo da divisão. Tal intervenção foi pautada em Lara e Borges (2012) por considerarem que é necessário proporcionar aos alunos condições que os estimulem a expressarem o que pensam e o que acreditam. Essa experiência trouxe reflexões relevantes ao percurso formativo, especialmente quanto à necessidade de inserir nos anos iniciais diversidade de estratégias e metodologias, de modo que os alunos possam compreender os conteúdos matemáticos deste nível de ensino.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ARITMÉTICA
Keywords: Educação matemática
Algoritmo da divisão
Resolução de problemas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ExperienciaExploracaoAlgoritmo.pdf538,27 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons