Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2956
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Programa residência pedagógica: o papel do preceptor na formação de residentes
metadata.dc.creator: CORRÊA, Raquel Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: MARQUES, Valéria Risuenho
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: CORRÊA, Raquel Batista. Programa residência pedagógica: o papel do preceptor na formação de residentes. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2956. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este texto tem como objetivo identificar contribuições de preceptores para o processo formativo de residentes no âmbito do Programa Residência Pedagógica do Subprojeto “Ensino de matemática no 6º ano do Ensino Fundamental: experiências formativas por meio da residência pedagógica; do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Para tanto, apoiamo-nos, teoricamente, nos estudos de Almeida e Pimenta (2015), Tardif (2014), Pimenta (1997), Lima e Pimenta (2012) para discutir sobre a formação inicial de professores assim como trazemos alguns artigos do Edital Capes nº 06/2018 que institui o Programa Residência Pedagógica para contextualizar as diretrizes desse programa. Metodologicamente, o estudo é de abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dado, elaboramos um questionário disponibilizado via formulário eletrônico que foi respondido por 10 residentes. No que se refere ao papel do preceptor, em conformidade com os residentes, destacou-se como: orientador, mediador/facilitador do processo de articulação entre teoria e prática, incentivador de práticas de pesquisa para procedimento de análise e discussões nos momentos de planejamento de atividades, gerenciador de reflexão sobre dificuldades de aprendizagem dos alunos e outras reflexões inerentes a metodologias pedagógicas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Formação Inicial
Programa Residência Pedagógica
Papel do preceptor
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProgramaResidenciaPedagogica.pdf205,67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons