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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação inclusiva e a participação da família no desenvolvimento de alunos com dificuldade de aprendizagem
metadata.dc.creator: Gomes, Eluane Christine de Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: Gomes, Eluane Christine de Barros. Educação inclusiva e a participação da família no desenvolvimento de alunos com dificuldade de aprendizagem. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2955. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: família e a escola são bases propulsoras do desenvolvimento do aluno, ambas precisam reconhecer isso para que possam ajudar o aluno sua escolarização. Neste artigo é discutido a importância das duas instituições, tendo como problema de pesquisa verificar quais as implicações da família no processo de aprendizagem do aluno. Diante disso, traz como principal objetivo principal compreender a influência da participação da família no processo de aprendizagem de aluno com dificuldade de aprendizagem e os objetivos específicos são: identificar o nível de acolhimento da escola ao aluno com dificuldade de aprendizagem, e comparar o resultado da participação da família, na escola no desenvolvimento da aprendizagem. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso de dois alunos (A e B) com dificuldades de aprendizagem do 3° ano do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada no bairro do Guamá em Belém-Pará. Foi desenvolvido um estudo teórico para melhor análise do problema enfrentado pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados descritivo-analíticos mostram a situação dos alunos levando em conta os contextos familiar e educacional. Nas comparações entre os alunos A e B, as suas dificuldades na escrita e na compreensão de textos foram notadas pelas observações e análises de suas atividades, e até mesmo em seus comportamentos interpessoais. O aluno que recebeu maior atenção da família e atendimento especializado apresentava melhor desempenho e motivação para resolver suas dificuldades de aprendizagem, ao contrário do aluno que dependia somente das tarefas em sala de aula e da atenção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola o qual manifestava-se desmotivado e muitas vezes ausente do ambiente escolar. Consideramos que quanto mais acontece a participação da família e o atendimento de profissionais especializados tanto maior o interesse do aluno e melhor desenvolvimento na aprendizagem do mesmo. Portanto, entende-se que essa pesquisa é de grande relevância para novos estudos e para minha formação acadêmica e profissional.
Abstract: The family and the school are thrusters bases to the development of student, both of them need to recognize this to help the schooling of student. This article discusses the importance of the two institutions, having as research problem to verify which the implications of family in the learning student process. Therefore, the main objective of this article is to understand the influence of family participation in the learning process of students with learning disabilities and the specific objectives are: To identify the level reception of school with the student with learning disabilities and to compare the result of the participation of the family in the school in the development of the learning. The methodology used in this research was the case study of two students (A and B) with learning disabilities in the 3rd grade of elementary school, from a state school located in the neighborhood of Guamá in Belém-Pará. A theoretical study was developed to an better analyze the problem faced by the research subjects. The descriptive-analytical results show the situation of the students taking into account the family and educational contexts. In comparisons between students A and B, their difficulties in writing and comprehension of texts were noted by observations and analyzes of their activities, and even in their interpersonal behaviors. The student who received the most attention from the family and the specialized attendance showed better performance and motivation to solve their learning difficulties, unlike the student who depended only on classroom tasks and the attention of the school's Specialized Educational Attendance. He was unmotivated and often absent from the school environment. We consider that the more family participation and the attendance of specialized professionals, the greater the student's interest and better development in their learning. Therefore, it is understood that this research is of great relevance for further studies and for my academic and professional education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Estudo de caso
Escola
Atendimento Educacional Especializado
Case Study
Dyslexia
Learning
School and family
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

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