Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
metadata.dc.creator: LIMA, Mariely Layane Almeida de
metadata.dc.contributor.advisor1: MARQUES, Valéria Risuenho
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
Issue Date: 18-Dec-2019
Citation: LIMA, Mariely Layane Almeida de. Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2953. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este texto tem como objetivo identificar em que aspectos as ações do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA contribuíram para qualificação do percurso formativo de residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Teoricamente, respaldamo-nos em Pimenta e Lima (2017), Contreras (2002) e Nóvoa (1995) ao discutirem aspectos da formação docente. Metodologicamente, optamos pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, tendo como instrumentos de constituição dos dados empíricos, um questionário aberto, disponibilizado no formato eletrônico, e observações registradas em diário de campo. Colaboraram com a pesquisa 19 residentes do subprojeto vinculado ao IEMCI/UFPA, que atuavam em duas escolas públicas de Belém-PA. Os residentes evidenciam que a experiência no programa foi relevante para a formação, pois propiciou, dentre outros aspectos, a observação, a proposição, da reflexão sobre o que foi proposto e a elaboração de outras propostas de intervenção.
Abstract: This text had as objective to identify in which aspects the actions of the Pedagogical Residency Program of the Mathematical Center/IEMCI/UFPA contributed to the qualification of the educational path of residents of the career of Integrated graduation in Science, Mathematics and Languages. Theoretically, we support Pimenta and Lima (2017), Contreras (2002) and Nóvoa (1995) by discussing aspects of teacher education. Methodologically, we chose to conduct a qualitative and interpretative research, using as instruments of constitution of empirical data, an open questionnaire, available in electronic format, and observations recorded in a field diary. Nineteen interns of the IEMCI / UFPA subproject, who worked in two public schools in Belém-PA, collaborated with the research. Interns show that the experience in the program was relevant to the training, as it provided, among other aspects, the observation, the proposition, the reflection about what was proposed and the elaboration of other intervention proposals.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
Keywords: Formação inicial
Programa Residência Pedagógica
Reflexão
Autonomia
Initial formation
Pedagogical Residence Program
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProgramaResidenciaPedagogica.pdf317,97 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons