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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Jogos educativos como ferramenta de aprendizagem da acentuação tônica da língua portuguesa
Other Titles: Educational games as a learning tool for stressing the tonic of the portuguese language
metadata.dc.creator: SILVA, Maria Luana Viana da
metadata.dc.contributor.advisor1: PAIVA, Zilda Laura Ramalho
Issue Date: 22-Jul-2019
Citation: SILVA, Maria Luana Viana da. Jogos educativos como ferramenta de aprendizagem da acentuação tônica da língua portuguesa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2943. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho encontra-se vinculado ao Projeto de pesquisa “A Ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa” (UFPA-Campus Castanhal) e aborda a importância da construção de instrumentos lúdicos para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, usamos como base teórica os pressupostos de Almeida (2003, 2007), Bechara (2017), Cunha (2017), Fortuna (2011), Luckesi (2014), Kishimoto (2001), Lee (1997), Ney (2012), entre outros. Nesse sentido, temos como objetivo geral refletir sobre a utilização de jogos educativos no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica da Língua Portuguesa; e como objetivos específicos: 1) Elaborar um jogo educativo para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica; 2) Verificar se os jogos educativos podem proporcionar a aprendizagem da acentuação tônica de forma reflexiva. Dessa forma, nossos procedimentos metodológicos estão pautados numa pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada com base nos teóricos: Gil (2006), Lüdke e André (1986) e Ohuschi (2006). Dentre os resultados alcançados, destaca-se a constatação de que por meio dos jogos educativos há a facilitação da aprendizagem do assunto acentuação tônica, além da interação prazerosa e reflexiva.
Abstract: This thesis is connected to the research project "Game Based Teaching and Learning method in the Portuguese Language" (UFPA-Campus Castanhal) and it approaches the method about the construction of playful instruments and how it can be useful for teaching the Portuguese Language. Thusly, we used as a theoretical basis the assumptions of Almeida (2003, 2007), Bechara (2017), Cunha (2017), Fortuna (2011), Luckesi (2014), Kishimoto (2001), Lee (1997), Ney (2012), and others. In this sense, we have as overall objective the results of game based teaching and learning process in regard to the tonic accent of the Portuguese Language; and as specific objectives: 1) To formulate an educational game to assist in the teaching and learning process of tonic accent; 2) To substantiate that educational games can provide the learning of tonic accentuation in a useful way. As follows, our methodological procedures are based on a interpretative qualitative research based on the theorists: Gil (2006), Lüdke and André (1986) and Ohuschi (2006). With the results achieved, we highlight the fact that through the game based teaching it was possible a easier way to learn the tonic accent, in addition to a pleasant and useful interaction.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Jogos educativos
Portuguese language - Study and teaching
Educational games
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST

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