Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical
Other Titles: Playful class: the pedagogical game as an instrument for the development of lexical capital
metadata.dc.creator: SILVA, Elluane Raissa Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor1: PAIVA, Zilda Laura Ramalho
Issue Date: 22-Jul-2019
Citation: SILVA, Elluane Raissa Oliveira da. Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2933. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho vincula-se ao grupo de estudo denominado “A Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa”, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal e evidencia a importância da ludicidade para o ensino da Língua Portuguesa. Dessa maneira, nossos estudos centram-se nas perspectivas teóricas de Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte el al. (2011) e entre outros. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a ludicidade em sala de aula, mais precisamente, o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: 1) elaborar um jogo pedagógico para auxiliar no desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental e 2) verificar se os jogos pedagógicos podem proporcionar o desenvolvimento do capital lexical de forma reflexiva. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa que se caracteriza como qualitativo-interpretativa de natureza aplicada
Abstract: This work is linked to the study group called "the playfulness in the process of teaching and learning the Portuguese Language", coordinated by Dr. Zilda Laura Ramalho Paiva, at the Federal University of Pará (UFPA), campus Castanhal, and highlights the importance of playfulness for the teaching of the Portuguese language. In this way, our studies focus on the theoretical perspectives of Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte et al. (2011) and others. In this sense, this research has as general objective to reflect on classroom playfulness, more precisely, the pedagogical game as an instrument for the development of the lexical capital of elementary school students; and as specific objectives: 1) to elaborate a pedagogical game to aid in the development of the lexical capital of elementary school students, and 2) to verify if pedagogical games can provide the reflexively development of lexical capital. To achieve our objectives, we developed a research that is characterized as qualitative-interpretive of an applied nature
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Jogos educativos
Portuguese language - Study and teaching
Educational games
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AulaLudicaJogo.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons