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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH: ensaio sobre desafios de inclusão e possibilidades pedagógicas
metadata.dc.creator: LOURINHO, Rita Joice Magno
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Maria de Fátima Vilhena da
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
Issue Date: 16-Dec-2019
Citation: LOURINHO, Rita Joice Magno. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH: ensaio sobre desafios de inclusão e possibilidades pedagógicas. Orientadora: Maria de Fatima Vilhena da Silva. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2920. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal compreender que fatores pedagógicos influenciam e/ou contribuem para que o aluno com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH seja incluído em uma sala de aula regular. Para isso partimos da seguinte questão problema: Que atividades escolares colaboram para a inclusão de um aluno com TDAH em uma turma regular? Quanto à abordagem metodológica, segue a pesquisa narrativa e estudo de caso particular com observação sistemática das aulas que duravam cinco horas durante às quintas- feiras nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018 como plano de pesquisa dentro do Estágio de Docência I. A pesquisa deu-se por meio das análises sobre as condições de inclusão escolar de um aluno o qual tem 10 anos e está matriculado em uma turma regular do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública no município de Belém-PA. Os dados foram obtidos por meio de registros em anotações pessoais, fotografias, entrevistas e conversas com a professora regente e com a turma. Os resultados mostraram que a forma como a escola recebe os alunos, o uso de metodologias atrativas e variadas na sala de aula são estratégias eficientes para que a inclusão e a interação social do aluno com TDAH promovam resultados bem-sucedidos.
Abstract: This paper aims to understand which pedagogical factors influence and / or contribute to the student with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) being included in a regular classroom. For this we start from the following problem question: What school activities contribute to the inclusion of a student with ADHD in a regular class? As for the methodological approach, it follows the narrative research and private case study with systematic observation of classes that lasted five hours during Thursdays in September, October and November 2018 as a research plan within the Teaching Internship I. The research took place through the analysis of the conditions of school inclusion of a student who is 10 years old and enrolled in a regular class of the 3rd year of Elementary School I in a public school in the city of Belém-PA. Data were obtained through records in personal notes, photographs, interviews and conversations with the conducting teacher and the class. The results showed that the way the school receives students, the use of attractive and varied methodologies in the classroom are efficient strategies for the inclusion and social interaction of students with ADHD to promote successful results.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Estudo de Caso
Formação de professores
Metodologias inclusivas
Case Study
Teacher training
Inclusive methodologies
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

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