Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2919
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará
metadata.dc.creator: SANTOS, Francisco Avelar
metadata.dc.contributor.advisor1: ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9432-2646
metadata.dc.contributor.advisor-co1: OLIVEIRA, Endell Menezes de
metadata.dc.contributor.advisor-co1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7799-7126
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: SANTOS, Francisco Avelar. O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará. Orientadora: Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida. Coorientador: Endell Menezes de Oliveira. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2919. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Os espaços não formais de ensino é um grande aliado na formação de Educadores e também para discentes da Educação Básica. Assim, o seguinte artigo teve como objetivo principal investigar as concepções de um professor formador de professores dos anos iniciais sobre o potencial do Planetário do Pará para o ensino de ciências. Para tanto, levantamos a seguinte questão: como um professor formador de professores dos anos iniciais enxerga a importância do Planetário do Pará no ensino de ciências como espaço não formal de ensino? O trabalho tem uma abordagem de cunho qualitativo e os resultados da pesquisa estão pautados na análise do relato escrito pelo docente formador de professores de ciências para os anos iniciais. Os resultados apontaram que o Planetário do Pará se tornou uma importante ferramenta de apoio pedagógico, pois desperta o encantamento, a imaginação, o fascínio pela origem do universo naqueles que o visitam, e isso os incentiva a buscar cada vez mais assuntos que se relacionem com o tema.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Espaços Não Formais
Planetários
Ensino de Ciências
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoCienciasespaco.pdf231,02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons