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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Estágio supervisionado: proposta de intervenção no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Belém-Pa
metadata.dc.creator: MORAES, Maria Eliana de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Emília Pimenta
Issue Date: 6-Jan-2020
Citation: MORAES, Maria Eliana de Souza. Estágio supervisionado: proposta de intervenção no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Belém-Pa. Orientadora: Emília Pimenta Oliveira. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2918. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Tem-se como objetivo, no presente trabalho, relatar uma experiência realizada no período de estágio supervisionado obrigatório, em que tive a oportunidade de aplicar na prática o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica” como proposta de prática de ensino, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Belém. O texto está organizado da seguinte forma: introdução, caracterização da escola onde foi realizado o projeto, trabalho pedagógico desenvolvido pela professora regente, organização do ambiente físico da sala de aula, materiais pedagógicos disponíveis, observação da prática docente, atividades desenvolvidas durante o estágio e práticas pedagógicas, parte em que será relatada a realização do projeto citado. As conclusões a que se chegou foram as seguintes: que o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica”, de natureza interdisciplinar, teve como objetivo unir à abordagem de temas regionais, próximos a realidade e identidade dos alunos às áreas de conhecimento que a explicam, com a oportunidade do aprofundamento de seus componentes curriculares. A escolha do tema “açaí” se deve ao fato deste ser parte da identidade e cultura do paraense. O açaí é cultura material e, ao mesmo tempo, cultura imaterial por meio de mitos, narrativas e lendas. É um elemento formador de identidade, entendida antropologicamente como o “reconhecimento de si mesmo” em contraposição a alteridade, que se refere ao “reconhecimento do outro”. O trabalho com o açaí enquanto recurso e tema de pesquisa e ensino-aprendizagem foi valioso como prática do estágio e para além do esperado, apresentou à Escola a importância de um planejamento integrado, o prazer do trabalho coletivo que diante da realidade vivenciada pelos professores e alunos da referida escola, os quais precisavam respectivamente, no seu fazer docente e vida discente, de experiências que os envolvessem numa formação cidadã sustentável, alicerçada na pesquisa científica e no fortalecimento da cultura paraense.
Abstract: The purpose of this paper is to report an experience that occurred during a mandatory supervised internship, in which I had the opportunity to apply the project “Açaí: Essence of the culture from Pará”, as a proposal of teaching practice with a class from the fifth grade of a public city elementary school. The text is organized as follows: introduction, characterization of the school where the project was carried out, pedagogical work developed by the conducting teacher, organization of the classroom physical environment, available teaching materials, observation of teaching practice, activities developed during the internship and pedagogical practices, part in which the accomplishment of the mentioned project will be reported. The conclusions reached were as follows: which Açaí project: essence of the Amazonian culture of an interdisciplinary nature aimed to unite the approach of regional themes, close to the student's reality to the didactic content. The choice of the theme “açaí” is due to the fact This is part of the identity and culture of Para. Acai is material culture and, at the same time, immaterial culture through myths, narratives and legends. It is an identity-forming element, anthropologically understood as "self-recognition" as opposed to otherness, which refers to "recognition of the other." The work with the Açaí, both as a resource and a research\teaching-learning theme, was valuable as an internship practice, and surpassed expectations in presenting to the school the importance of integrated planning and the pleasure of teamwork facing the reality experienced by the teachers and students of the referred school, which needed, in their teaching and studying lives, experiences that would involve them in a formation for sustainable citizenship, based on scientific research and the strengthening of paraense culture.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Estágio supervisionado
Interdisciplinaridade
Ação docente
Séries Iniciais
Supervised Internship
Interdisciplinarity
Teaching action
Initial series
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

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