Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MARQUES, Valéria Risuenho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3707399473800710pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, Elenton Oliveira de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445114871736753pt_BR
dc.creatorLIMA, Deborah Alyne-
dc.date.accessioned2020-02-12T20:15:43Z-
dc.date.available2020-02-12T20:15:43Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationLIMA, Deborah Alyne. Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. Coorientador: Elenton Oliveira de Souza. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampliamos a compreensão para contemplar ideias de letramento matemático, científico e da linguagem (interdisciplinar) por meio do gênero instrucional, com a utilização do roteiro de experiência. Metodologicamente, o estudo aconteceu em 4 etapas, a saber: estudos sobre o gênero instrucional, elaboração do roteiro da experiência, realização da oficina e análise do material empírico constituído durante a oficina e escritura do texto da pesquisa. A implementação o ocorreu em uma turma do 6˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Das análises é possível perceber que os graduandos compreenderam as características do gênero e consideraram que poderiam utilizar futuramente em suas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2020-02-12T20:15:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC DEBORAH - pdf.pdf: 1302680 bytes, checksum: 4658e6bdd7684376cc42330a027ad4fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2020-02-12T20:15:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC DEBORAH - pdf.pdf: 1302680 bytes, checksum: 4658e6bdd7684376cc42330a027ad4fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-12T20:15:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC DEBORAH - pdf.pdf: 1302680 bytes, checksum: 4658e6bdd7684376cc42330a027ad4fe (MD5) Previous issue date: 2019-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectGênero Instrucionalpt_BR
dc.subjectRoteiro de experiênciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEpt_BR
dc.titleGênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5378-975Xpt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GeneroTextualInstrucional.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons