Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
metadata.dc.creator: LIMA, Deborah Alyne
metadata.dc.contributor.advisor1: MARQUES, Valéria Risuenho
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SOUZA, Elenton Oliveira de
Issue Date: 20-Dec-2019
Citation: LIMA, Deborah Alyne. Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores. Orientadora: Valéria Risuenho Marques. Coorientador: Elenton Oliveira de Souza. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2915. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampliamos a compreensão para contemplar ideias de letramento matemático, científico e da linguagem (interdisciplinar) por meio do gênero instrucional, com a utilização do roteiro de experiência. Metodologicamente, o estudo aconteceu em 4 etapas, a saber: estudos sobre o gênero instrucional, elaboração do roteiro da experiência, realização da oficina e análise do material empírico constituído durante a oficina e escritura do texto da pesquisa. A implementação o ocorreu em uma turma do 6˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Das análises é possível perceber que os graduandos compreenderam as características do gênero e consideraram que poderiam utilizar futuramente em suas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
Keywords: Gêneros textuais
Formação inicial de professores
Gênero Instrucional
Roteiro de experiência
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GeneroTextualInstrucional.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons